natura1

Natura

Rod. Regis Bittencourt, km 293
06882-700
Potuverá, Itapecerica da Serra - SP
Tel: 11 4147-8300

Website
Email

Facebook
Twitter
YouTube

Um pouco de história e de paixões

Duas paixões movem a Natura, desde que surgiu há 35 anos em uma pequena loja, em São Paulo. A paixão pela cosmética como importante veículo de auto-conhecimento e transformação na vida das pessoas, e a paixão pelas relações humanas, a real descoberta da importância do outro e do mundo em nossas vidas. 

Em poucos anos, essas paixões tornaram-se a expressão da empresa e foram assumidas em suas Crenças e Valores. O compromisso de promover o bem-estar e de aprofundar os relacionamentos permeou todas as atividades e orientou a interação da empresa com os colaboradores, consultoras, consumidores, fornecedores, parceiros, comunidades onde atua e, mais amplamente, com o meio ambiente.

Para a Natura, a busca da beleza, enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. E é assim, com os princípios da ética e da verdade, que a empresa procura disseminar conceitos em seus produtos, sua comunicação e em seus espaços de relacionamento. 

Além de abrigar cerca de 3 mil colaboradores sob sua marca, a Natura se orgulha de ajudar a promover uma atividade econômica de renda alternativa ou complementar para pessoas que não dispõem de período integral de trabalho. São as 355 mil Consultoras Natura, responsáveis pelo sistema de venda direta da empresa em mais de 5.000 municípios de todas as regiões do Brasil. Ao investir no treinamento e qualificação dessas profissionais, alinhando-as às suas Crenças e Valores, a Natura acredita estar multiplicando sua rede de relações por todo o país, levando à população, junto com seus quase 500 produtos, um novo conceito de comportamento empresarial.

A certeza de que, juntos, empresas, governo e sociedade podem transformar o mundo e torná-lo mais próspero, justo, fértil e participativo levou a Natura a investir em programas sócio-ambientais, e a adotar em suas políticas e práticas de gestão os princípios do desenvolvimento sustentável. 

Em 2000, a exuberância da natureza brasileira e o conhecimento dos povos tradicionais inspiraram a criação da Linha Natura Ekos, que utiliza insumos da biodiversidade brasileira extraídos de forma sustentável. Compõe essa iniciativa o Programa de Certificação de Ativos, um instrumento que promove o bom manejo florestal, por meio da certificação de áreas de plantações e florestas nativas, envolvendo critérios ambientais, sociais e econômicos do Forest Stewardship Council. 

Para dar visibilidade a essas ações, a Natura adota os indicadores do Global Reporting Iniciative, GRI, na elaboração e publicação do Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa, o seu Balanço Social. Junto ao Guia de Elaboração de Relatório Anual de Responsabilidade Social Empresarial do Instituto Ethos, os indicadores GRI são utilizados para identificar o atual estágio da empresa em suas ações de responsabilidade social e estabelecer metas de melhorias. Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial também são utilizados para mensurar a transparência e o compromisso ético que a empresa expressa em suas práticas. 

O fortalecimento da marca Natura mantém-se, assim, como a principal fonte 
de desenvolvimento da companhia. Em 2001, consolidada como a maior empresa brasileira de cosméticos, ela inaugurou o Espaço Natura, em Cajamar (SP), o maior centro integrado de pesquisa e desenvolvimento de produtos da América Latina. As novas instalações proporcionaram um grande salto tecnológico, que conferiu à Natura, em 2002, um crescimento de 19% no volume de negócios em relação a 2001, alcançando um faturamento da ordem de R$ 1,9 bilhão. Em 2003, esse número foi superado e o volume de negócios chegou a R$ 2,6 bilhão.

Presidente Fundador: Luiz Seabra
Presidente Executivo: Guilherme Peirão Leal
Presidente de Operações: Pedro Luiz Passos