12 grandes segredos da comunicação

Conheça características que todo vendedor direto precisa ter

Quem já trabalha com vendas diretas sabe que o setor é muito mais do que comércio. É preciso saber a forma correta de se comunicar com o cliente, de apresentar o produto, de oferecer serviços. Para que tudo isso ocorra bem, é necessário dominar bem essa comunicação. Por isso, separamos 12 grandes segredos da comunicação que não são sempre citados, mas que valem muito.

Conecte-se com você mesmo
Para ser um grande comunicador você precisa, primeiro, saber quem você é e ter autoconfiança e acreditar na sua habilidade em se conectar com outras pessoas.

Fale com sinceridade
Nada funciona melhor do que ser sincero quando se comunica com alguém, assim como nada também é mais importante. Sinceridade é o pilar para se criar uma conexão.

Seja consistente
Viva o que diz e pratique o que você prega. Dessa forma, você alcançará mais espaço e obterá mais influência. Sua credibilidade vem da sua consistência de caráter.

Entenda o outro
Quando nos comunicamos, naturalmente queremos que a pessoa entenda o que estamos dizendo e aceite nossos argumentos. Porém, a comunicação de verdade envolve também entender o outro lado. Devemos aprender com as pessoas, e não apenas falar com elas.

Ouça de verdade
Preste atenção de verdade no que a outra pessoa está dizendo. Isso não apenas pode te dar mais ideias sobre o tema da discussão como também demonstra respeito e ajuda a construir uma conexão com a pessoa.

Não apresse respostas
Não perca tempo preparando mentalmente sua próxima resposta. No lugar, faça perguntas para esclarecimento e para garantir que você realmente entendeu o que a outra pessoa está querendo dizer.

Mostre respeito
Todo mundo, não importa o cargo ou posição social, merece ser tratado com respeito. Fale com os outros da maneira que gostaria que falassem com você. Respeito atrai respeito.

Tenha empatia
Tente, genuinamente, se conectar com as outras pessoas e encontre uma forma de se relacionar com elas. Trabalhar com pessoas, como é o caso das vendas diretas, demanda saber entender os motivos dos outros.

Saiba como perguntar
Uma das formas mais efetivas de comunicação é fazer perguntas. A habilidade de saber o que perguntar e ouvir atentamente as respostas é um enorme fator na construção de um grande comunicador.

Demonstre interesse genuíno
Uma coisa é se comunicar com pessoas porque você acredita ter algo a dizer, mas é ainda melhor se comunicar com elas porque você acredita que elas possuem algo a dizer.

Atente para sua linguagem não-verbal
Sua postura e tom de voz também fazem parte do que você está dizendo. Nossos corpos falam mais alto do que nossas palavras e, muitas vezes, podem passar uma mensagem que não queremos.

Comunicação é diálogo
Comunicar-se nunca deve ser um monólogo. Os melhores comunicadores sabem criar um diálogo, ouvindo e incentivando outros a se manifestarem.