7 passos fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso

1. Planejamento não é perda de tempo: é necessidade básica para o empreendedor

Tudo deve começar com um plano de negócios realista.

Esse documento vai delinear seus próximos passos.

E já dará uma boa ideia sobre quem são seus concorrentes, quais serão seus gastos iniciais e quais os recursos necessários para abrir o negócio.

E o planejamento não deve parar por aí:

de tempos em tempos, é necessário reavaliar os rumos do negócio, ver o que está funcionando e o que não está na sua estratégia, realizando os ajustes exigidos a partir daí.

2. Um bom controle financeiro pode fazer toda a diferença

Uma maneira muito útil de começar o controle financeiro é através da separação das finanças pessoais e profissionais.

Para isso, uma boa ideia é abrir uma conta digital para sua empresa.

Hoje, no mercado, não há ferramenta melhor que a conta.MOBI para gerenciar as finanças da sua empresa.

Com ela, todas as soluções financeiras para o seu negócio ficam, literalmente, na palma da sua mão.

A conta.MOBI, para começar, ajuda a tirar as dúvidas de formalização como MEI.

Se suas dúvidas forem financeiras, há um time de contadores online para lhe atender.

Com o aplicativo da conta.MOBI, você pode pagar suas contas pelo celular, controlar os gastos e ganhos da empresa, emitir boletos e estabelecer metas financeiras.

É o primeiro passo para o primeiro milhão.

3. Marketing não é gasto, é investimento

Você já ouviu o ditado que diz que “propaganda é a alma do negócio”?

Não há nada mais verdadeiro do que isso no mundo empreendedor.

É através de um bom marketing que seu negócio se torna conhecido além das pessoas do seu círculo de amizades.

Além disso, o marketing digital não deve ser de maneira alguma ignorado.

Uma empresa que não aparece nas páginas de resultados do Google e não tem presença nas redes sociais é como se não existisse.

Uma boa estratégia de marketing a aproxima dos clientes, torna as crises mais fáceis de serem solucionadas e coloca seu negócio no radar do seu público-alvo.

4. Capacitação constante é indispensável

Não importa a área de atuação de sua empresa:

hoje, tudo é muito volátil, e graças às tecnologias, as mudanças são cada vez mais rápidas e constantes.

Quem não se adapta fica para trás e perde a corrida pela preferência do cliente.

Por tudo isso, não dá para parar de se atualizar.

Faça cursos, fique de olho nas notícias, leia sites e blogs – não importa como, o fundamental é ficar bem informado.

E isso vale para a equipe toda: cursos de capacitação são oferecidos a preços mais baixos para times completos de empresa.

Treinar seus funcionários para cargos de gerência ou simplesmente para que eles não se tornem obsoletos é uma decisão sábia.

E uma das atitudes das empresas mais duradouras do mundo, segundo sugerem James Collins e Jerry Porras, autores  do livro Feitas para Durar.

5. Faça o que você ama – mas, ao mesmo tempo, saia da sua zona de conforto

Parece confuso, mas não é.

Todos nós sabemos que temos mais disposição para fazermos aquilo que amamos, porque é estimulante.

Além disso, a felicidade contagia:

se você gostar do que faz, isso irá transparecer para seus clientes, colaboradores e funcionários, e todos eles ficarão mais felizes e à vontade ao seu lado.

Mas não é possível focar apenas naquilo que você tem segurança para fazer.

É preciso arriscar, sair da zona de conforto durante negociações e planos de investimento.

Em especial, é preciso ter a mente aberta e estar pronto para abraçar novas ideias.

Aceitar a opinião das outras pessoas e mudar os rumos do seu negócio.

Inovar é a palavra-chave!

6. Saiba ouvir seu cliente

Isso não significa necessariamente que o cliente sempre tem razão.

Mas as opiniões e em especial as necessidades dele são responsáveis por definir os rumos do negócio.

Aquilo que o seu cliente precisa deve ser suprido pelos seus produtos.

Fique de olho como as novas necessidades e desejos que surgem para que você consiga fidelizar essas pessoas.

Além disso, a opinião dos clientes importa muito.

Cuide da ideologia da sua empresa e do modo como ela se comunica com o público.

Hoje, mais do que nunca, a opinião pública e a mobilização online podem construir ou destruir a reputação de uma empresa.

7. Saiba definir suas metas

Comece sendo realista, e apoiando-se no seu plano de negócios.

À medida que as primeiras metas forem sendo conquistadas, estabeleça novas, dessa vez mais desafiadoras.

James Collins e Jerry Porras destacam em seu livro que estabelecer metas audaciosas é uma das características comuns às mais famosas e antigas empresas do mundo.

Então, se você conseguir estimular seus funcionários a abraçar essas metas, melhor ainda!

 

Fonte: https://conta.mobi/blog/empreendedorismo-7-passos-para-o-sucesso/