Como atender bem?

Confira 10 dicas ensinadas pelo SEBRAE para garantir um atendimento de qualidade

 

Boa parte da experiência de venda está relacionada ao atendimento. Se ele for bom, o consumidor se sentirá importante e as portas para uma nova compra ficarão abertas. Para aprender quais os pontos mais importantes a serem observados no momento de apresentação do produtos ao cliente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) reuniu uma lista com dicas valiosas para acertar no jeito certo de atender.

Confira:


 

1 – Boa Recepção

Para ser agradável, um sorriso pode ajudar bastante. Isso ajuda conquistar abertura e iniciar o contato com o cliente de uma forma simpática.


 

2- Consciência

Evite formar impressões prematuras. Sempre que puder, chame o cliente pelo seu nome.


 

3 – Prestatividade

Se for necessário se ausentar para executar outra tarefa que esteja relacionada com a solicitação do cliente, nunca deixe de avisá-lo antes de sair.


 

4 – Boa vontade

É gratificante para qualquer pessoa ser tratada com cortesia. Por isso, demonstre boa vontade e seja gentil.


 

5 – Atenção

Alguns clientes sabem exatamente do que precisam, enquanto outros chegam com uma porção enorme de dúvidas. Para ajudá-lo, dê toda a atenção que for necessária para ele sair satisfeito.


 

6 – Velocidade

Cuidado para não passar a impressão de que você quer “se livrar” do cliente. Saiba combinar a dose certa de velocidade e atenção, para que o atendimento seja rápido e cortês.


 

7 – Espaço

Faça com que o seu cliente se sinta a vontade para escolher os produtos que ele deseja. Dê a ele espaço suficiente para que ele não se sinta pressionado ou intimidado.


 

8 – Clareza

Reserve os termos técnicos, abreviações e siglas para os clientes que mostrarem domínio sobre essas questões. Do contrário, procure usar uma linguagem simples, direta e clara para explicar as funções e/ou benefícios do seu produto.


 

9 – Evite ordens

Direcione as instruções que você precisa dar ao cliente de uma forma cordial. Ao invés de dizer “assine aqui”, use “o senhor poderia assinar aqui, por gentileza?”, por exemplo.


 

10 – Dê atenção as reclamações

As queixas dos seus clientes podem ser a melhor forma de enxergar novas oportunidades de negócios e promover melhorias, por isso, ouça sempre o que o outro lado tem a dizer com atenção e calma.