Convivência, vendas diretas e o poder de transformar vidas

Estudo realizado pela Universidade de Tufts, com apoio da Herbalife, mostra como um ambiente de convívio é capaz de influenciar diretamente no estilo de vida das pessoas

Uma das premissas básicas das vendas diretas é a relação entre revendedores e consumidores no dia a dia. É a partir desse convívio que os negócios são firmados, as compras são realizadas e as vidas são transformadas. E isso foi comprovado por um estudo recente conduzido pela Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, com patrocínio da Herbalife, que sugere que o ambiente de convívio é capaz de influenciar diretamente no estilo de vida das pessoas.

A pesquisa tinha como objetivo avaliar o impacto dos Espaços Vida Saudável Herbalife na vida dos indivíduos da comunidade – usando dados objetivos e subjetivos que analisam a saúde, e foi apresentada pelo vice-presidente de Política de Nutrição Global da Herbalife, Dr. Andrew Shao, Ph.D. em Bioquímica Nutricional e Mestre em Ciência da Nutrição Humana.

Operados exclusivamente por Consultores Independentes, os Espaços Vida Saudável (EVS) são locais que oferecem ao consumidor a oportunidade de socialização, troca de informações, bem como a venda direta de produtos Herbalife. E isso faz toda a diferença. De acordo com o estudo, os frequentadores não estavam ali apenas para consumir, eles buscavam, com auxílio dos consultores, mais qualidade de vida de uma forma positiva e saudável.

A pesquisa

A pesquisa analisou o estilo de vida e parâmetros bioquímicos de 200 moradores de Boston, nos Estados Unidos. Esses dados foram analisados em dois grupos separados, sendo que um deles era composto por frequentadores desses espaços. E outro grupo controle com membros da comunidade que tinham os mesmos perfis de idade, relação de peso e altura, gênero, raça/etnia, região e nível de escolaridade e que desejavam perder peso.

A importância do convívio entre consultores e consumidores

O convívio nos Espaços de Nutrição Saudável da Herbalife está associado a melhorias no estado de saúde, a um comportamento mais saudável e a melhorias nos exames dos frequentadores. E os resultados mostraram que, comparado ao grupo controle, as pessoas que conviviam dentro dos EVS relataram que passaram a ter um estilo de vida mais saudável, tinham melhorado a qualidade do sono e apresentado diminuição da compulsão alimentar.

“O estudo também demonstrou que os frequentadores dos Espaços Vida Saudável Herbalife possuem melhores biomarcadores relacionados à saúde, como baixos níveis de insulina e de HbA1c, marcador que verifica o nível de açúcar no sangue. Além de maiores níveis de vitamina D e E, e menor prevalência da síndrome metabólica, condição que aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco”, fala Dr. Shao. Além disso, os frequentadores dos EVSs afirmaram ter mais disposição e vitalidade no dia a dia.

Os resultados desse estudo são consistentes com um conjunto de literaturas que indica que o apoio social em ambientes comunitários desempenha um papel importante no suporte de um estilo de vida saudável.

Em tempos em que os casos de obesidade têm atingido índices alarmantes em todo o mundo, Shao alerta para os números de obesidade no Brasil que continuam aumentando. Para se ter ideia, em 2012, 53,4% dos homens estavam com excesso de peso contra 44,9% das mulheres. Atualmente, esses números subiram para 57,7% e 50,5% respectivamente. “Apesar dos países investirem cada vez mais em políticas voltadas para melhorar a alimentação e o estilo de vida, a mudança não está acontecendo. Isso porque a pessoa não precisa apenas de informação, mas também de motivação e apoio emocional para mudar seu estilo de vida”, conclui.

Dr. Andrew Shao
Head do Comitê Científico do IADSA.
Tem participado em diversas atividades/workshops com reguladores ao redor do mundo, é bastante didático e os feedbacks são sempre bastante positivos. Hoje ele é head do comitê científico da IADSA (International Alliance of Dietary/Food Supplements Associations), além da atividade como VP de Global Nutrition Policy na Herbalife