Dicas para gerenciar uma equipe de revendedores a distância

Como alinhar informação e permear técnicas para garantir o sucesso

Uma das vantagens de trabalhar com vendas diretas, é a possibilidade de alcançar muito mais clientes através de uma equipe de revendedores bem distribuída. No entanto, para driblar alguns obstáculos que podem dificultar o negócio, a distância precisa ser bem administrada. Aqui, trouxemos 5 dicas para gerenciar a sua equipe com segurança e manter a vitalidade das suas revendas:

 

1-  Mantenha as linhas de comunicação abertas

Separe um tempo para ensinar sua equipe a solucionar problemas e encontrar as respostas que precisam nas situações mais comuns da rotina de vendas, além disso, use as redes sociais ou e-mail para ajudar em ocasiões pontuais. Determinadas regiões podem apresentar necessidades e desafios diferentes e é importante sua equipe se sentir confiante para administrar essas situações.

 


 

2 – Tenha certeza de que os novos membros estão preparados

Isso é importante para todos os novos membros, mas é indispensável para quem trabalhará longe. Antes de ir “a campo” (seja qual for a categoria de produtos que você trabalha), tenha certeza de que o novo membro da sua equipe está preparado para demonstrar os produtos oferecidos e esclarecer as possíveis dúvidas dos clientes. Isso é importante porque ele provavelmente não terá a oportunidade de acompanhar alguns dias da sua rotina ou mesmo, de outros membros mais antigos.

 


 

3 – Incentive a análise do comportamento dos clientes

O melhor jeito de buscar a aproximação com os clientes, é entendendo as suas expectativas e necessidades, para assim, oferecer os produtos mais adequados. Para isso, incentive sua equipe remota a identificar quais as principais características dos consumidores de suas próprias regiões, além de fornecer características gerais que você já conhece sobre seu público. (Leia também Entenda o comportamento dos consumidores”)

 


 

4 – Certifique-se de todos os recursos on-line foram bem explicados

Se a empresa com a qual você trabalha oferece recursos digitais como tutoriais, catálogos ou outros, através de sites ou redes sociais, isso será um importante aliado para esclarecer dúvidas e potencializar vendas. Para quem trabalha a distância, esses recursos podem ajudar a tirar dúvidas de uma forma rápida e funcional.

 


 

5 – Inclua membros da sua equipe a distância no seu sistema de reconhecimento

Em reuniões para discutir resultados e avaliar o desempenho do mês, inclua também as pessoas da sua equipe que não estão presentes. Os resultados podem ser compartilhados pela internet, através de aplicativos como Skype ou Hangouts (do Google). Se você manter uma boa relação com sua equipe desde o início e fazer com que eles saibam que o sucesso individual de cada um é importante para você, essa será uma ótima maneira de promover um crescimento saudável e expandir seu potencial de vendas.