Perguntas Frequentes

Escolha o tema relativo à sua dúvida, e veja se sua pergunta já foi respondida. Se não encontrar o que procura, entre em contato conosco.

O que caracteriza o sistema de vendas diretas?

A venda direta é um canal de distribuição que movimenta produtos e/ou serviços do  fabricante para o consumidor final, por meio de uma rede de revendedores autônomos.  Ou seja, os revendedores compram produtos da empresa e os revendem aos consumidores. É uma ótima fonte alternativa de renda, aberta a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade, escolaridade ou experiência anterior.

O negócio de vendas diretas está maduro no Brasil?

O setor de venda direta no Brasil conta com mais de 4,5 milhões de empreendedores em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, R$ 41,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China. No entanto, devido a fatores socioeconômicos e climáticos, podemos classificar as regiões Sul e Sudeste como maduras, e as demais, híbridas.

Por que me associar à ABEVD?

Nosso objetivo é promover e desenvolver a venda direta no Brasil. Ao se associar, sua empresa conta com diferentes benefícios, como cursos e palestras de atualização, acesso a pesquisas relacionadas a esse mercado no Brasil e no mundo, ações conjuntas com a finalidade de estabelecer uma tributação mais justa, entre outros. Para saber mais, consulte a área Seja um associado.

Como minha empresa pode se filiar à ABEVD?

Para conhecer os benefícios, as categorias de associados, a tabela de preços e os documentos necessários para se associar, visite a área Seja um associado.

Quais os quesitos exigidos pela ABEVD para que minha empresa se associe?

Para tornar-se uma associada, sua empresa precisa se adequar ao nosso Código de Ética,  que estabelece padrões de comportamento tanto para as empresas como para os vendedores. Ela também deve seguir princípios básicos como a promoção de uma relação saudável com a comunidade, consumidores e revendedores, oferecer constante treinamento e aperfeiçoamento a seus vendedores e fornecer produtos de qualidade a preços competitivos no mercado. Para saber mais, consulte a área Seja um associado.

Quais são as empresas que fazem vendas diretas no Brasil?

Conheça todas as empresas associadas à ABEVD na área Empresas Associadas.

Como faço para obter informações sobre vendas diretas para uma reportagem?

Na área Imprensa você encontra releases, indicadores do setor, imagens, vídeos e perfis da nossa diretoria, além do contato da nossa assessoria de imprensa.

Como funciona o modelo multinível de vendas diretas?

Os dois modelos mais utilizados para vendas diretas são o mononível e o multinível.

No sistema mononível o revendedor compra da empresa e revende ao cliente, obtendo lucros da margem de revenda.

Já no modelo multinível, também conhecido como Marketing de Rede, além da margem de revenda, o revendedor também indica pessoas que podem, por sua vez, indicar outras e assim, sucessivamente, formando uma organização de vendas. O revendedor ganha uma porcentagem nas vendas realizadas por todas as pessoas indicadas por ele, direta ou indiretamente.

Qual a vantagem do modelo multinível em relação ao modelo mononível?

Nos dois modelos existe a oportunidade de ganho ao revender produtos para os consumidores finais e, também, o benefício de adquirir produtos para consumo pessoal com desconto.

A vantagem do multinível é a possibilidade de se construir uma organização de vendas e receber uma porcentagem pelas vendas realizadas pelos revendedores indicados, além de bônus e royalties sobre a venda de produtos e/ou serviços.

É correto dizer que, ao se cadastrar em uma empresa de marketing multinível, o revendedor terá fortuna e ganhos fáceis?

Não. Os ganhos não se dão de maneira fácil, já que o revendedor que faz parte de uma rede de marketing multinível precisará construir seu negócio da mesma maneira que um empresário do varejo tradicional. Ou seja, deverá vender produtos e/ou serviços diretamente a seus clientes, indicar novos revendedores, capacitar sua equipe e gerir seu negócio.

É verdade que a única maneira de ganhar dinheiro em uma oportunidade de negócio em marketing multinível é ser um antigo revendedor? Os novos revendedores ganham menos do que os primeiros?

Não. O marketing multinível oferece a mesma oportunidade a todos os

revendedores para desenvolver seu negócio. Os ganhos são proporcionais ao esforço de cada um, pois variam de acordo com o volume de vendas pessoais e o desenvolvimento da rede.

Os revendedores com perfil mais empreendedor, mais engajados e com mais tempo de dedicação ao negócio podem ter ganhos maiores do que aqueles que participam há mais tempo.

O que é um esquema de pirâmide e por que ele é ilegal?

No esquema piramidal os produtos e serviços não têm valor comercial e muitas vezes, nem existem. Normalmente, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos ao esquema, sem precisar vender nada.

Nesse esquema, o recrutamento é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil e rápido, mas quem ganha realmente são os primeiros que entraram no negócio, independentemente do esforço realizado. Por isso, é considerado ilícito.

O que torna a venda direta no modelo multinível diferente da pirâmide?

São inúmeras as diferenças entre os dois modelos, dentre as quais se destacam:

 

Venda direta Pirâmide
Vende produtos e serviços Não vende nada ou mascaram a inexistência de produtos ou serviços cobrando por eles valores muito acima daqueles praticados no mercado
Ganho proporcional ao esforço O primeiro a entrar é o que mais ganha
Continuidade (e hereditariedade) Não há continuidade
Gera e recolhe impostos Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais
Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio
Forte investimento em treinamento Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento)
São associadas à ABEVD e à WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) e cumprem o Código de

 

Ética

Esquema ilegais que não cumprem o Código de Ética de associações do setor

 

Presente em mais de 100 países Podem ser enquadrados em crimes como estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros

 

Há alguma lei que regulamente o sistema de marketing multinível?

Não há leis específicas no Brasil que regulamentem o modelo comercial de vendas em redes, mas há o Código de Ética da ABEVD, que segue o modelo mundial adotado pela WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations), cujo cumprimento requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. As empresas associadas à ABEVD comprometem-se a cumprir e a difundir seus códigos de ética e conduta.

Que vantagens a pessoa tem em aderir ao recrutamento de um terceiro se poderia dirigir-se diretamente à empresa?

Ao ser cadastrada ao grupo de um revendedor, esta pessoa ganha apoio, orientação e treinamento constantes. Além disso, algumas empresas têm como política não permitir que o interessado se cadastre diretamente com elas.

Qual é o posicionamento da ABEVD e de suas empresas associadas quanto às promessas de ganhos fáceis?

Nós estimulamos os revendedores a apresentarem o negócio de maneira profissional e responsável. Quando constatados abusos e, de acordo com os critérios adotados pelas empresas e pelo Código de Ética da venda direta, os revendedores podem sofrer medidas disciplinares e, até mesmo, a exclusão da rede.