Em evento, executivos relembram a trajetória da Associação e traçam perspectivas para as vendas diretas

Durante encontro realizado em São Paulo, na última sexta-feira (11 de dezembro), a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas celebrou os 35 anos de sua fundação. Ao relembrar sua trajetória, a ABEVD destacou os caminhos percorridos para, hoje, figurar como representante de uma das cinco potências do mercado de vendas diretas do mundo.

Com a presença de presidentes das principais empresas do segmento, o evento promoveu mesas de debates sobre tendências e perspectivas para as vendas diretas nos próximos anos. Confira o que aconteceu durante os painéis:

Futuro das vendas diretas

Moderado pelo presidente da ABEVD, Moacir Salzstein, o primeiro debate contou com a presença de Roberto Lima, da Natura, de Gioji Okuhara, da Herbalife, e de Odmar Almeida, da Amway.

Em reflexão sobre a utilização de novas tecnologias para realizar as vendas diretas, os executivos discutiram sobre empreendedorismo, geração de valor e criação de diferenciais para o mercado.

A história da ABEVD por seus protagonistas

O segundo painel de debate trouxe ex-presidentes e executivos que participaram da formação e da disseminação dos valores e das missões da venda direta no Brasil. Sob o comando do atual sócio fundador da agência Cause e ex-diretor de Relações Institucionais da Natura, Rodolfo Guttilla, a discussão contou com a participação de João Maggioli, que foi gerente geral da Avon, Nature’s Sunshine e Nu Skin; Paulo Quaglia, atual sócio do escritório DPLaw Sociedade de Advogados e ex-vice-presidente do Departamento Jurídico da Avon; e Guilherme Leal, sócio fundador da Natura.

Perspectivas e oportunidades para as vendas diretas

Durante o terceiro debate, o diretor de Inovação Comercial da Natura, José de Luca; o diretor de Vendas e Eventos da Herbalife, Jordan Rizetto; o diretor de Vendas da Avon, Emerson Teixeira; e a consultora da Natura, Linda Satie, discutiram, sob a mediação de Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Governamentais (Brasil e Países Andinos) da Avon, a multicanalidade e a influência do e-commerce no mercado brasileiro, considerando a tendência do varejo e as alternativas para as vendas diretas.

Tendências no mercado consumidor das vendas diretas

Para finalizar o encontro, as empresas de pesquisa Kantar Worldpanel Brasil e HelloResearch e a consultoria FullCommerce apresentaram dados sobre as tendências de consumo do mercado consumidor, com moderação de Rodrigo Sanches, diretor de Business Suport da Jequiti.