Por Paola Kiwi *

A mulher está cada vez mais ganhando espaço no mercado e mostrando seu potencial em diversas áreas. Este desenvolvimento da carreira está diretamente ligado à independência financeira que vem transformando a vida de milhões de mulheres no Brasil.

O setor de vendas diretas é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho. Inclusiva, já que pode ser desempenhada por pessoas de todas as idades, classes sociais e graus de escolaridade, a atividade oferece a oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada empreendedor.

As empresas do setor disponibilizam treinamentos, workshops e cursos para que as consultoras encontrem a melhor forma de comercializar os produtos, alcançando lucros de acordo com o trabalho desenvolvido.

Em parceria com a Georgetown – Universidade norte-americana – a Tupperware Brands realizou uma pesquisa com mais de quatro mil pessoas da Força de Vendas dos Estados Unidos, África do Sul e Brasil para entender a real importância de cultivar a confiança no ambiente de trabalho em diferentes regiões do mundo. O resultado foi gratificante: descobrimos que confiança impulsiona o sucesso profissional e pode ser sistematicamente cultivada entre cada membro da Força de Vendas independentemente da geografia.

As pesquisas mostraram que os consultores mais confiantes rendem mais e recrutam mais, trazendo em média 27% a mais de novas pessoas para o nosso negócio. Essas descobertas mostram que não importa onde você trabalhe, a confiança é essencial e cabe às empresas construir uma cultura em que a Força de Vendas seja incentivada a aprender e crescer mais confiante, devido ao seu imenso valor. Outro dado precioso coletado pela pesquisa foi que entre as pessoas que se dizem mais confiantes, mesmo após cometerem erros, mas que foram apoiados pela empresa, houve um crescimento de 22% nas vendas em relação aos demais e são 24% mais propícios a superar desafios encontrados na rotina do trabalho.

Vale lembrar que dos 4,1 milhões de empreendedores de vendas diretas mapeados no país em 2017, 56,7% são mulheres. Só a Tupperware conta com 96% da equipe de força de vendas composta por mulheres.

A renda conquistada por elas é de extrema importância para o orçamento familiar e tem ajudado a realizar sonhos e alcançar conquistas para todos os integrantes do lar, como por exemplo, pagamento dos estudos para os filhos e aquisição de bens.

Assim, ao incentivar o empoderamento feminino e oferecer todas as condições para fortalecer a confiança dessas mulheres, o setor contribui para o papel do fortalecimento da mulher diante de toda a sociedade e demonstra o apoio ao empreendedorismo e à criação de novos negócios controlados pela força feminina.

Paola Kiwi é Presidente da Tupperware Brands Brasil.