Passando por desafios logísticos, marketing e até aspectos jurídicos, grandes nomes do setor dão aulas no curso EAD da ABEVD

O setor de vendas diretas está em constante desenvolvimento. Novos conceitos, visões de comunicação, estratégias logísticas surgem a todo momento, e para acompanhar as mudanças é necessário estar sempre bem informado. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) realizou, nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de setembro, o Curso Visão 360º para empresas e empreendedores independentes se atualizarem sobre esse importante setor para a economia brasileira.

Com cerca de 20 pessoas, o curso começou com uma apresentação geral, realizada pelo coordenador do Comitê de Relações Acadêmicas da ABEVD, Eduardo Fernandes, que trouxe conceitos e as transformações ocorridas na Venda Direta com o passar do tempo. O assunto é importante tanto para novatos como para veteranos, que desejam permanecer e obter sucesso cada vez mais.

O presidente da Royal Prestige, Paulo Moledo, foi o segundo convidado trazendo assuntos técnicos, para estabelecer uma gestão comercial assertiva e desenvolver um plano de negócio eficiente, com o objetivo de atrair mais empreendedores independentes e aumentar esse canal de vendas que funciona por relações. “Entender o perfil do distribuidor é essencial para atraí-lo”, disse.

No cenário pandêmico, a logística foi um grande desafio para empresas e empreendedores, considerando aumento de demanda e restrição de contatos presenciais. Para tratar desse assunto, a gerente operacional da Jeunesse, Wandy Verza, comandou a quarta aula do curso, e ensinou estratégias para oferecer opções de entrega aos consumidores e reduzir custos.

E para falar sobre logística e compartilhar soluções, a ABEVD planeja a criação de um grupo. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] com assunto “Reunião – Desafios Logísticos”.

Em meio a tantas informações e propagandas que os consumidores são apresentados nas mídias sociais, estabelecer uma comunicação e plano de marketing de sucesso é desafiador. O diretor de marketing da Akmos, Ricardo Nakai, explicou que é indispensável pensar no cliente com singularidade, além de entender que cada meio de comunicação possui seu público. “Uma grande marca é mais que isso. Mais que produtos, as pessoas compram afeto e lembrança”, explicou.

Encerrando a semana de aprendizado, a diretora jurídica da Natura &Co e coordenadora do Comitê Fiscal e Jurídico da ABEVD, Kassia Reis, enfatizou a importância de ter conhecimento em questões jurídicas e tributárias para os que atuam na Venda Direta, para acima de tudo, ter seguridade e trabalhar com legalidade. “Se tivermos um sistema simples e uniforme, ninguém vai ter problema”, defendeu.

“Um dos papéis da ABEVD é possibilitar, de maneira ética, às empresas e seus empreendedores, educação e conhecimento. É sempre uma vitória e felicidade cursos completos que agregam como esse”, comemorou a presidente executiva da ABEVD, Adriana Colloca.