Encontro com empresas do setor de Venda Direta debateu práticas de prevenção a fraudes que atingiram marca de 2% no setor em 2021
Para conscientizar as empresas do setor sobre ataques cibernéticos, golpes e tentativas de fraudes, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) reuniu uma equipe de especialistas para tratar do assunto.
A mediação da conversa ficou com a executiva da Omnilife Brasil, Patricia Gomes, que sugeriu o tema para a ABEVD. Monica Sergent, do Serasa Experian compôs, juntamente com a Paula Costacurta, da ClearSale, o time de especialistas – que são empresas parceiras da Associação.
Os tipos mais comuns de fraudes são as limpas/efetivas, amigável e auto fraude. A primeira é aquela que utiliza dados de outros consumidores, como CPF e cartão de crédito, para realizar a compra. Esses dados podem ser comprados, por exemplo, na deep web – que detém conteúdos que não são encontrados nos meios de busca tradicionais.
Já a fraude amigável consiste na utilização de dados de parentes, amigos ou conhecidos que não tem conhecimento que essa compra iria acontecer, enquanto a auto fraude ocorre no caso de uma pessoa que faz a compra, recebe o produto e depois diz que não fez e solicita estorno.
As regiões mais fraudadas são, respectivamente, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. O horário em que mais ocorrem fraudes online são das 2h às 4h da manhã. “O fraudador tem esse sentimento de estar mais protegido no meio digital”, explicou Monica Sergent.
Já Paula Costacurta enfatizou que se trata de um assunto de interesse público. “Quando falamos de fraude, não temos concorrência, todos estão unidos para compartilhar boas práticas e combater esse crime”.
Uma das maneiras citadas pelas especialistas para mitigar danos e evitar prejuízos financeiros é a de identificação do padrão de fraudadores: fazem mais de uma compra no mesmo horário, compram quantidades exorbitantes fora do comum de consumo.
“Esse tema é de extrema importância para todos do setor, principalmente neste momento em que os números só vem crescendo”, acrescenta a presidente-executiva da ABEVD, Adriana Colloca. “No 3º Congresso Nacional de Vendas Diretas teremos uma mesa redonda sobre o tema, oferecendo espaço para que todos presentes sanem suas dúvidas”, completa.
O webinar está disponível na íntegra aqui.