Aprenda como lidar com a segurança da informação na internet
Você tem o hábito de usar aparelhos eletrônicos para reunir contatos, organizar a agenda, fazer transações e outras pequenas facilidades que ajudam a rotina? Até o seu próprio celular pode ser capaz de reunir várias dessas funcionalidades para economizar tempo e tornar o dia muito mais prático. Mas fique atento: para a praticidade não se tornar preocupação, é importante tomar alguns cuidados.
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Comission – FTC) publicou uma série de instruções simples e eficazes para manter a segurança e a privacidade das informações que usamos, sejam pessoais ou de consumidores, num tempo onde todos estão cada vez mais conectados, e pretendem fazer da internet um meio seguro e competente para se fazer negócios.
O relatório foi feito a partir da contribuição de tecnólogos e acadêmicos, representantes da indústria, consumidores e advogados e todos os que participaram do FTC’s Internet of Things workshop, um evento para discutir “a internet das coisas”, termo que foi criado para definir a comunicação através da internet entre dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones ou computadores.
Entre as principais recomendações discutidas, estão:
- Procurar meios de deixar todos os seus dispositivos sempre protegidos, antes de avaliar alguma atividade suspeita (como vírus e programas não identificados);
- Se você divide dados com outras pessoas, compartilhe hábitos de segurança, para evitar riscos durante a transmissão de arquivos;
- Mantenha uma backup atualizado dos seus arquivos mais importantes;
- Crie códigos e senhas para impedir que usuários não autorizados acessem informações pessoais armazenadas na rede,
- Sempre que possível, monitore a atividade de todos os seus dispositivos conectados a Internet.