Incentivar o consumo e aquecer a economia. Esses são alguns dos objetivos da Semana Brasil, que está na sua terceira edição. As ações acontecem, entre 3 a 13 de setembro, em todo o país. Nesse período o comércio varejista oferece aos clientes muitas promoções e descontos especiais.

A Semana Brasil é uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a Associação Comercial de São Paulo.

Marcelo Silva, presidente do IDV, explica que a ideia é aumentar o sentimento de brasilidade, além de movimentar as vendas no varejo, em um mês que, historicamente, é muito parado para o comércio.

Para ele, o impacto da pandemia foi sentido em todos os setores da economia brasileira e o comércio não ficou fora dessa lista. Mas as vendas vêm crescendo desde junho deste ano e a expectativa é que essa tendência continue.

Marcelo destaca ainda que a Semana Brasil traz vantagens para todos os eixos da economia: indústria, comerciantes, consumidores e governo.

Já na primeira edição da campanha foi percebido um crescimento nas vendas. No ano passado, o comércio tradicional aumentou 10% e o online 20%, se comparado ao que vinha crescendo antes da ação. Para o IDV, a edição deste ano deve superar em números as duas anteriores e se consolidar como parte do calendário promocional do comércio do país.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki