*Por Hakki Ozmorali
“A venda direta não é um modelo de negócio que se mantenha por muito tempo.” Esta é uma crença amplamente aceita, não é? Consequentemente, gera hesitações tanto nos investidores que consideram investir neste setor quanto nos indivíduos que pensam em iniciar um negócio de venda direta.
Embora não existam estatísticas significativas provando que as empresas de venda direta têm uma vida útil mais curta do que, por exemplo, as startups de tecnologia, muitas pessoas ainda acreditam e apoiam essa narrativa.
Por outro lado, sabemos que existem fortes exemplos no setor de vendas diretas que indicam que essa afirmação não tem fundamento algum.
Vorwerk
Um desses exemplos é a maior empresa de vendas diretas da Europa, a Vorwerk . A Vorwerk comemorou seu 140º aniversário em março passado. Sim, foi fundada em 1883! Carl Vorwerk fundou a Vorwerk & Co. como uma pequena fábrica de carpetes. Em 1909, a Vorwerk já havia se tornado uma marca conhecida fora de sua região e a empresa crescia rapidamente.
Em 1929, “Kobold”, o inovador aspirador de pó da Vorwerk tornou-se uma espécie de pequena revolução: um aparelho prático, mas muito eficaz. No entanto, os clientes não podiam apreciar as vantagens de apenas vê-lo nas lojas de varejo. Uma ideia revolucionária salvou o dia: a introdução da venda direta na Alemanha.
Hoje, o escritório da holding fica em Wuppertal, na Alemanha. O negócio principal da Vorwerk inclui a produção e venda de produtos domésticos, nomeadamente aparelhos de cozinha Thermomix e aspirador Kobold. A Vorwerk gerou vendas consolidadas de € 3,4 bilhões em 2021 e agora opera em mais de 60 países.
AVON
Outro exemplo bem conhecido é, obviamente, Avon . Enquanto vendia livros de porta em porta nos Estados Unidos no final de 1800, David H. McConnell começou a vender perfumes gratuitos que ele mesmo fabricava. Ele os usou como “abridores de portas” para aumentar as vendas. Logo ele percebeu que muitas de suas clientes eram donas de casa e estavam muito mais interessadas em perfumes do que em livros. Isso o levou a fundar a California Perfume Company (CPC) em 1886, a fundação da atual Avon.
Com todos os seus altos e baixos, a evolução dos negócios da Avon nos últimos 100 anos tem sido admirável. A empresa de David H. McConnell cresceu de um micronegócio de venda de fragrâncias para uma corporação global de beleza e ajudou a preparar o caminho para as mulheres abrirem seus próprios negócios em período integral ou meio período.
Amway
A Amway foi fundada em 1959 por dois amigos de longa data, Rich DeVos e Jay Van Andel em seus porões. A palavra “Amway” era uma abreviação de “American Way”.
Eles se conheciam desde os tempos de colégio, quando decidiram unir forças para montar
seu próprio negócio. No entanto, a Amway não foi o primeiro empreendimento comercial que eles iniciaram. Os dois amigos abriram vários negócios: eles tinham uma escola de aviação, abriram um restaurante drive-in e compraram um veleiro para abrir um negócio marítimo.
A primeira expansão internacional da Amway foi no Canadá em 1962, que foi seguida por muitas outras no tempo. A Amway é a maior empresa de vendas diretas do mundo desde 2012. A empresa registrou vendas globais de $ 8,1 bilhões em 2022.
Mary Kay
Enquanto seu marido estava no exército na Segunda Guerra Mundial, Mary Kay Ash vendia livros de porta em porta. Então Ash se juntou a uma empresa para sair no final de 1962, quando um homem que ela treinou foi promovido em seu lugar com o dobro de seu salário.
Depois de se aposentar, sua primeira ideia foi escrever um livro para ajudar as mulheres em suas carreiras corporativas dominadas pelos homens. Mas isso se transformou em um plano de negócios para abrir sua própria empresa, a Mary Kay Cosmetics , com um investimento inicial de $ 5.000. A empresa começou com nove consultores de vendas em 1963.
Mary Kay logo se tornou um sucesso na indústria da beleza. No centro de tudo, havia o entusiasmo de Mary Kay Ash. Suas abordagens de negócios atraíram muito interesse e foram admiradas por muitos.
Os produtos Mary Kay são vendidos em mais de 35 mercados em todo o mundo. A força de vendas independente global da empresa ultrapassa 3 milhões e as vendas de produtos US$ 3 bilhões.
E outros…
Há claramente um número de jogadores proeminentes na indústria que estão no mercado há décadas. Earl Tupper, por exemplo, fundou a Tupperware em 1946. No mesmo ano, também nasceu a Saladmaster . A AMC International foi fundada em 1963. A vendedora direta de cosméticos da Europa, Oriflame , está completando 56 anos e a atual proprietária da Avon, Natura , comemora seu 54º aniversário este ano. Nature’s Sunshine , PartyLite e Arbonne existem desde os anos 70. E por último, mas não menos importante, a Herbalife começou em 1980 e tem 43 anos agora…
Ouvi alguém perguntar: “Mas e Tupperware?”. A Tupperware atualmente não está em boa forma, com certeza. Talvez sobreviva, talvez não. No entanto, estamos tendo esta conversa 77 anos depois que começou o negócio!
Para concluir, essas empresas mencionadas aqui e muitas outras ainda estão vivas! Portanto, quando alguém diz que a venda direta como modelo de negócios tem uma vida útil curta por natureza, vale a pena lembrar desses fatos.
*Hakki Ozmorali é o fundador da WDS Consultancy, uma empresa de consultoria de gestão e publicação online no Canadá, especializada na prestação de serviços para empresas de venda direta.
Fonte: World Of Direct Selling.