* Por Rodrigo Senday

Muito se fala no meio empresarial sobre a importância de se ter coragem, curiosidade, iniciativa para seguir uma carreira promissora. Na venda direta não é diferente e três fatores são fundamentais para o sucesso.

O primeiro é a autoconfiança. Acreditar em si e em projetos que convirjam com seus anseios profissionais auxilia, não só no aumento das vendas, como a alcançar metas definidas para o negócio e realizar sonhos da vida pessoal. Comprovamos em pesquisa realizada pela Tupperware, em parceria com a Universidade Georgetown (USA), que as vendedoras autônomas que se sentem confiantes vendem 22% a mais do que as outras e são 24% mais propícias a superar desafios encontrados no trabalho.

Como segundo ponto, enfatizo sempre que tanto os vendedores diretos que estão iniciando quanto os mais experientes, precisam estar motivados e em constante busca de novos conhecimentos e treinamentos, ainda mais que a venda direta não exige formação específica ou mesmo não necessita de grandes investimentos. Com isso, uma vez que esse profissional adquire novos aprendizados, ele ganha repertório, aperfeiçoamento de técnicas e, claro, aumenta seus ganhos mensais.

Líderes e mentores de excelência que te inspiram a atrair novas pessoas ao negócio e a reter equipe, motivando-os a chegarem onde quiserem é valiosíssimo neste processo. Na Tupperware, por exemplo, o apoio começa já no papel da Líder direta, passando pela Empresária e Distribuidora, que se empenham em levar informação, conhecimento e inspiração para os Consultores, movendo assim, toda a cadeia da empresa.

Para completar essa tríade, pontuo o relacionamento interpessoal como fator essencial para o crescimento das vendas. Redes de contatos sempre atualizadas facilitam negócios e quando ampliadas geram novas oportunidades. Por isso, o relacionamento é uma etapa fundamental para a geração de vendas. É preciso cultivar o vínculo e entender exatamente o que o outro precisa para manter a fidelidade do seu público.

É exatamente esse o propósito de negócio da Tupperware, que além de incentivos, promove o desenvolvimento profissional da equipe da Força de Vendas composta por pessoas que tendo ou não especialização para o mercado de trabalho, abraçam essa oportunidade, desenvolvem seu lado empreendedor e atingem o sucesso.

A venda direta, ao gerar uma aproximação entre os produtos e o consumidor, via Consultor, humaniza todo processo e garante vantagens como atendimento personalizado o que torna o sistema sempre atual, em crescimento e atrai novos interessados a empreender ano após ano.

* Rodrigo Senday é vice-presidente de vendas da Tupperware Brands Brasil