A multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e limpeza,Natura, estabelece parceria de cooperação científica e tecnológica com Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (HIAE-IIEP), ligado ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). O bem-estar e sua influência na vida das pessoas são os focos dos três estudos que já começaram a ser conduzidos em conjunto.

 

“Em busca da promoção do bem-estar na sociedade, diferentes organizações têm empreendido esforços para conhecer mais profundamente o ser humano e entender como levar mais qualidade de vida à população, tornando-a mais feliz e saudável”, afirma Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura. “O objetivo dessa parceria científica é estreitar ainda mais nosso relacionamento com um dos centros de pesquisa mais importantes do país, e, assim, promover com maior frequência estudos inovadores na área”, completa o executivo.

 

A aproximação entre as duas instituições se deu em 2008, por conta da realização de um projeto científico que avaliou os efeitos de determinados odores no cérebro humano com o uso da técnica de ressonância magnética funcional. Novas frentes de cooperação foram estabelecidas pela Natura em 2013, por conta do edital Natura Campus – programa da companhia que objetiva promover a construção de parcerias e redes colaborativas em ciência, tecnologia e inovação –, e dois novos projetos do HIAE-IIEP foram aprovados após processo de avaliação.

 

Atualmente, as empresas mantém um acordo de cooperação científica e tecnológica, que contempla ainda um terceiro projeto em parceria. Os estudos visam correlacionar o bem-estar a uma série de características e fenômenos que ocorrem na esfera do indivíduo, assim como na sociedade de forma mais ampla. O objetivo é gerar conhecimento, possíveis insights para aplicação em novos produtos e serviços, além de identificar ações que possam ser adotadas por empresas para melhorar a qualidade de vida dos seus diversos públicos, dentro e fora da empresa.

 

“A ciência moderna é feita de parcerias. As grandes descobertas e o avanço significativo quase sempre são resultado de saberes compartilhados. Neste espirito o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein se junta a Natura em projetos de pesquisa sobre o bem estar para entender como promove-lo, como obtê-lo e mantê-lo. Duas instituições preocupadas com o bem estar de pessoas utilizando o método científico em prol da melhoria da qualidade de vida”, afirma Dr. Luiz Vicente Rizzo, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Em 2013, a Natura destinou R$ 181 milhões à inovação e lançou 179 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação de 63,4%, percentual da receita proveniente de produtos lançados no último ano.

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira que fabrica cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A estrutura da Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Em dezembro de 2012, a empresa adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos australiana Aesop, a qual atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Para mais informações sobre a Natura, visite www.natura.com.br e confira nossos perfis nas seguintes redes sociais:

https://www.facebook.com/natura.br

https://twitter.com/naturanet

https://www.youtube.com/user/naturabemestarbem

 

Sobre o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) foi criado em 1998 com a missão de “ser referência em pesquisa, geração e difusão de conhecimentos na área da saúde, para benefício da sociedade”. Atualmente o IIEP é responsável pelo gerenciamento de aproximadamente 300 projetos de pesquisa em andamento em toda a Instituição, que permeiam as mais diversas linhas de pesquisa dentro das áreas médicas e biológicas.

As ações realizadas pelo IIEP nos últimos anos resultou em grandes conquistas científicas, entre elas o recebimento do Prêmio SciVal* Brasil em 2012, que reconhece instituições de ensino e pesquisa que se destacam pela excelência de sua produção científica. A área de Pesquisa da Sociedade Israelita foi eleita a melhor na categoria Citações por Documento, que leva em conta os trabalhos realizados de 2007 a 2011. Nos últimos cinco anos a Instituição tem publicado em média 210 trabalhos em revistas científicas de impacto com um crescente número de citações que, em 2013, atingiu 593 citações dos trabalhos publicados em 2012 e 2013, fato que evidencia a qualidade dos projetos de pesquisa da instituição.

 

* O Prêmio SciVal é oferecido pela Editoria Elsevier e é concedido em outros países do mundo. Aqui no Brasil ele é realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Burson-Marsteller Brasil | Assessoria de Imprensa Natura

Carolina Lopez | (11) 3094.2268 | [email protected]

Ester Ferreira | (11) 3094.2258 |  [email protected]

Fernanda Fernandes | (11) 3094.2276 | [email protected]

Mariana Geraldine | (11) 3040.2417| [email protected]

 

Assessoria de Imprensa Hospital Israelita Albert Einstein

Camila Abranches|(11) 2151.0464| [email protected]

Mirtes Bogéa|(11) 2151.0348| [email protected]

Patrícia Sobrinho|(11) 2151.0460| [email protected]