O ano de 2021 trouxe mais um Dia dos Namorados atípico por conta da pandemia causada pelo coronavírus, mas foi promissor para o varejo e rendeu números bastante positivos para o setor, segundo dados da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel. A empresa realizou um levantamento das compras efetuadas entre os dias 15 de maio e 12 de junho de 2021 com 140 marcas dos segmentos de vestuário, calçados, acessórios, joias, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, alimentos, beleza, flores e presentes. No período, o total de compras efetuadas teve uma alta de 176% na comparação com o mesmo período de 2020. Essa movimentação gerou um crescimento de 292,6% em receita e de 166,2% em ticket médio. Outro dado extraído foi o de compradores que já estavam na base das empresas analisadas: em 2020 tais pessoas representaram 69,3% da receita total do período e, em 2021, esse número aumentou para 76,1% (ou seja, um crescimento de 6%). “O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do varejo e teve excelentes resultados em comparação com o ano anterior. Em 2021, 71,2% das compras foram realizadas por quem já tinha algum contato com as marcas, então fica claro que é essencial nutrir relacionamento e investir retenção da base de clientes, utilizando os momentos corretos de contato, os canais corretos e a mensagem certa”, comenta Pedro Ivo Martins, sócio-diretor da Dito. Sobre a Dito A Dito é um CRM especializado no varejo omnichannel que ajuda marcas a se relacionarem melhor com seus consumidores. Há 12 anos no mercado, a empresa usa tecnologia 100% nacional para integrar lojas físicas e virtuais, mapear a jornada do consumidor por meio de dados demográficos e de comportamento, bem como prover ferramentas para que as marcas impactem seus clientes por meio de multicanais como e-mail, SMS, push mobile, browser push e Facebook custom audience, além do próprio vendedor. Entre seus clientes estão grandes marcas como C&A, Chilli Beans, Track&Field, Ingresso.com, Swarovski, Polishop, LEGO, entre outras.