Um dos principais desafios do mercado de vendas diretas é ter uma eficiência logística das operações, garantindo um processo mais transparente e eficaz da captação do pedido à entrega dos produtos para o revendedor. Para isso, as empresas devem ter o suporte de uma plataforma tecnológica capaz de automatizar partes desse processo e que garantir vantagens competitivas perante a concorrência, ao proporcionar um controle mais rígido das entregas, eficiência na separação e uma comunicação constante e transparente com o revendedor.

Estes exemplos merecem atenção, pois são alguns dos pontos mais críticos em um processo logístico e os mais relatados por revendedores brasileiros em sites de reclamações.  O módulo de logística do SGI possui funcionalidades que suprem esses desafios e aumentam radicalmente o desempenho e a qualidade das entregas.

Conheça abaixo as principais funcionalidades desse módulo:

E-mail para tracking do status dos pedidos

­É possível criar um disparo para quando houver alguma alteração de status de um pedido captado, o revendedor receba um e-mail informando que o seu pedido está com a nova situação. Através da configuração prévia de situações comerciais para as quais o e-mail será disparado automaticamente, essa funcionalidade permite que a marca mantenha uma comunicação clara e frequente com seu revendedor, facilitando o acompanhamento do pedido e sua interação em caso de atrasos, cancelamento ou mesmo rejeição por problemas de pagamento, por exemplo.

 

Consulta de Estoque de Produtos

Para evitar que a revendedora tenha que iniciar um pedido somente para saber a disponibilidade de um produto, a Gera passa a oferecer uma consulta de disponibilidade no site do revendedor, na qual a revendedora poderá verificar os produtos disponíveis, apenas informando o código em sistema prático de busca. E para facilitar a visualização, o resultado dessa busca inclui foto, código, nome do produto e sinaliza através de um “semáforo” o status do estoque, cujas as regras podem ser configuradas facilmente pelo cliente.

 

Sinalização de reclamações durante o picking

Durante o processo, agora é possível solicitar ao SGI que sinalize no extrato do picking os pedidos cujos seus revendedores possuem mais de uma reclamação relacionada à logística, considerando os chamados abertos através do SAC. Dessa forma, o pedido pode ser tratado de forma diferenciada, evitando novas reclamações. As regras dessa sinalização são configuradas pelo cliente, de acordo com os pontos críticos da sua operação.

 

Controle de estoque de produtos substituídos

Para garantir que os produtos substituídos apresentados como opção para produtos em falta estejam com estoque positivo, a Gera possui a funcionalidade de controle de produtos substituídos.

 

Ocorrência para produtos em falta durante a separação

Para evitar insatisfação no recebimento das caixas com produtos comprados e faltantes, o SGI permite que o usuário de logística, em caso de falta de produto no estoque físico durante a separação da caixa, registre uma ocorrência operacional definindo o tipo de ação a ser tomada para ajustar esse incidente, sem precisar cancelar o pedido. O sistema oferece duas opções de ação: uma preventiva, na qual o sistema bloqueia, automaticamente, a venda do produto faltante; e a corretiva na qual o usuário pode definir que todos os pedidos que contenham esse produto fiquem com o estado pendente ou que o sistema automaticamente edite o pedido, retirando o produto faltante e ajustando o valor. Nesse caso, irá detalhado no extrato que o produto não foi enviado e nem cobrado, evitando uma possível reclamação.

Para saber mais detalhes dessas e outras funcionalidades de logística, envie um e-mail para [email protected]