Data mais importante para o comércio no Brasil e no mundo, o Natal proporciona bons resultados para o mercado em geral, pois há mais dinheiro em circulação devido, também, ao pagamento do 13º salário. Além disso, a proximidade do final do ano gera otimismo, sentimento de agradecimento e confraternização que incentiva as pessoas a quererem presentear umas às outras

Neste contexto, o setor de vendas diretas precisa se adiantar e pensar no Natal com antecedência. Tanto empresas quanto empreendedores independentes têm que analisar os cenários atuais e fazer projeções para suprir o consumidor final no momento da compra.

O primeiro passo é a organização. Planejar o volume de vendas e fazer um pedido extra pensando nisso é uma das recomendações, afinal muitas vezes, os empreendedores independentes são a solução para os clientes que querem fugir das lojas cheias no período do final de ano.

Ter um estoque com variedade de produtos é uma boa alternativa para quem quer aproveitar o Natal para alavancar o faturamento. Ao oferecer diversas opções aos consumidores, os empreendedores independentes têm a oportunidade de fidelizar os clientes finais.

Outro ponto de destaque quanto à data é uma característica própria do setor de vendas diretas: o relacionamento. Os empreendedores independentes devem focar na venda personalizada e investir na aproximação com o cliente. Ao ajudar na escolha de um presente, o representante da empresa deixa de ser apenas um vendedor e se torna um consultor.

Apesar do clima de festa, o período do Natal traz alguns contratempos, como, por exemplo, as lojas cheias e a falta de locais para estacionar. Por este motivo, o setor de vendas diretas tem que estar preparado para oferecer aos consumidores a facilidade e comodidade de ter os produtos à mão na hora da entrega.

“O Natal é a principal data para o comércio brasileiro e por isso o setor de vendas diretas já começa o planejamento com antecedência para oferecer as melhores opções para os consumidores. Com foco na organização, os empreendedores independentes devem pensar de maneira antecipada em potenciais presentes que seus clientes possam comprar para se preparar para a data”, comenta Bianca de Castro, coordenadora do comitê de comunicação da ABEVD.

Fonte: ABEVD