O novo recurso de vendas do Instagram, recentemente lançado ,é mais um sinal de que as plataformas de mídias sociais estão entrando no jogo do comércio.

Como a venda direta é afetada por isso? Com tantos empreendedores usando o Instagram para mostrar novos produtos e criar sua própria marca, é natural supor que eles desejem usar o novo recurso.

E as empresas de vendas diretas? Vão ignorar, contrariar ou passar a adotar o Instagram, já que muitos de seus distribuidores usam, de algum modelo, a plataforma?

 

Recurso de vendas está em fase beta

Ficaremos sem resposta ainda por um bom tempo. O recurso está, atualmente, em fase beta, oferecendo acesso a apenas 23 marcas. É ainda muito cedo e a adoção do recurso por todas as marcas levará algum tempo, mas a resposta para a disposição das empresas de venda direta em adotá-lo virá eventualmente.

A estratégia de compras do aplicativo de compartilhamento de fotos ilustra como as entidades não varejistas, os canais de mídias sociais, aproveitam cada vez mais a lucrativa oportunidade para o consumidor.

O mais importante talvez, seja notar que a mudança mostra como a experiência do cliente de varejo está evoluindo para além da área da loja física e do comércio eletrônico, assumindo raízes cada vez mais profundas em dispositivos móveis e em ambientes de mídias sociais.

As plataformas de mídias sociais como Facebook, Twitter e Pinterest atualmente possuem bilhões de membros e o tráfego social cresceu pelo menos 357% em relação ao  ano passado, em uma escala sem precedentes.

 

Consumidores gostam de personalização das mídias sociais

Como ocorre o crescimento impressionante? O comprador de hoje está mais atento e deseja uma experiência de compra personalizada. Os consumidores apreciam a natureza personalizada das mídias sociais e são amplamente influenciados pelo compartilhamento social, que incentiva uma taxa de conversão saudável no tráfego orgânico.

É por isso que os sites de mídias sociais, como o Facebook, têm um dos maiores valores de conversão do setor.

O que alimenta a experiência de compra social? Comentários positivos. Veja:

  • 71% dos consumidores mudam sua percepção da marca depois de ver uma resposta positiva a uma avaliação/resenha nas redes sociais
  • As conversões aumentam em 133% quando os compradores de dispositivos móveis veem uma avaliação positiva antes de tomar uma decisão de compra de comércio eletrônico.

No ano passado, esse poder de críticas positivas levou a recordes de vendas. O chamado social commerce registrou aumentos de 14% em receita, ano após ano, a exemplo do recorde de fim de semana da Black Friday e da Cyber ​​Monday, em 2018. Dentre os varejistas online, 91% viram um aumento nos rankings de SEO provocado por menções de mídias sociais.

O Instagram, que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, está preparado desde já para lucrar com seu recurso de vendas, ao permitir que os consumidores permaneçam no aplicativo para concluir suas compras. O aplicativo contava com mais de 130 milhões de usuários para mostrar as tags de produto nos postos de compras todos os meses, em relação a 90 milhões em setembro. O que diferencia o Instagram da Amazon é o processo de descoberta de produtos.

A Amazon, indiscutível rainha do e-commerce, foi pioneira na plataforma online como facilitadora de pagamentos para reduzir os incômodos na compra e na descoberta de produtos e, agora, é o ponto de partida entre 40 e 60% das pesquisas de produtos. Ela está enfrentando a concorrência cada vez maior de plataformas de mídias sociais que aprimoram continuamente a experiência do cliente. O que mais chama a atenção no recurso de vendas do Instagram é que ele permite que o consumidor descubra produtos novos ou diferentes com relativa facilidade, algo difícil de se fazer na Amazon.

As novidades do Instagram e o contínuo sucesso do social commerce ressaltam o impacto positivo que as marcas que vendem direto ao consumidor tiveram sobre o comércio.