Como vender mais no início do ano? Veja 4 dicas essenciais!

8 de janeiro de 2020

Uma das principais dificuldades de todo empreendedor do segmento de vendas, inclusive os de vendas diretas, é como “engatar” os negócios no início do ano, após um período de intensa movimentação com a Black Friday e o Natal, e a consequente baixa na demanda após a virada do ano. Isso acontece porque, normalmente, as pessoas escolhem o final de dezembro para investir em presentes e viagens, e precisam controlar os gastos no mês de Janeiro e arcar com custos altos de pagamento de IPVA, matrícula e material escolar.

Se você tem essa dificuldade, fique atento às dicas que a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) preparou para você!

1 – Prepare promoções e descontos especiais

Para dar uma movimentada e começar o ano com o pé direito, aposte em promoções e descontos para seus clientes. Essa estratégia ajuda a engajá-los e reativar as vendas no início do ano. Muitas pessoas esperam por esse momento, inclusive, para pechinchar e conseguir comprar aquele produto tão desejado com preços mais acessíveis.

Faça, antecipadamente, a relação de produtos mais procurados e estime um bom desconto para atrair a atenção das pessoas. Você terá que abrir mão de uma margem de lucro, mas a compensação vem em ganhar mais em volume de vendas.

2 – Esteja onde o seu cliente está

Nessa época do ano muitos dos seus clientes estarão em férias e, por isso, será ainda mais necessário dispor de vários meios para que a compra possa ser realizada. Diversifique não só as opções e meios de pagamento, mas os próprios canais de comunicação. Esteja presente nas principais redes sociais, converse com os seus clientes por meio delas, seja solícito e facilite ao máximo o processo de compra. O fator “comodidade” pode ser essencial para aumentar suas vendas nesse período.

3 – Aproveite a sazonalidade

Seja criativo e monte kits especiais que conversem com essa época do ano. Se você revende cosméticos, por exemplo, aproveite para dar destaque a bases com proteção solar e produtos que sejam úteis para usar no verão. Caso você trabalhe com roupas, pense em moda praia. As possibilidades são muitas e estratégias como essa te ajudam a se conectar com seus clientes.

4 – Fidelize seus clientes

O empreendedor que trabalha com vendas diretas precisa ter em mente a importância de desenvolver uma boa relação com os clientes, personalizar o atendimento e entender as necessidades de cada comprador. Dessa forma, é possível torna-los fieis de modo que, mesmo em uma época difícil para o comércio como um todo, você ainda mantenha a demanda por seus produtos.

Fonte: Assessoria ABEVD