Empresas oferecem diversas oportunidades de capacitação à sua força de vendas

Atuar no setor de venda direta é uma excelente oportunidade de receber qualificação profissional. Isso porque as empresas do setor oferecem programas de capacitação permanente para seus revendedores, o que está previsto no Código de Ética da ABEVD.

“Além das oportunidades oferecidas pelas empresas, o revendedor deve buscar capacitações específicas que colaborem para a gestão do seu negócio, como noções de contabilidade, marketing, tecnologia, etc”, diz Roberta Kuruzu, diretora-executiva da ABEVD.

Confira abaixo, a estratégia de treinamento das principais empresas do setor no Brasil.

Natura: empresa investe pesado em ferramentas de treinamento online. Criou o Portal do Conhecimento, ambiente online que oferece conteúdos em diversos formatos. Lá é possível encontrar treinamentos online, testes, informações sobre produtos, dicas de consultoria, glossário e um mural de compartilhamento de boas práticas. Há ainda o Blog Consultoria, um espaço para compartilhamento de informações sobre a atividade de consultoria, tais como, lançamentos de produtos, promoções, dicas de venda. A Natura também oferece treinamentos específicos sobre como usar ferramentas como WhatsApp e Facebook para relacionamentos com clientes e potencializar suas vendas.

Jequiti: a empresa do Grupo Silvio Santos criou uma espécie de WhatsApp corporativo, o Zap Jequiti para se comunicar com os consultores da marca. Por meio dela é possível fazer simulação de vendas e pedidos.

Avon: a multinacional disponibiliza uma série de treinamentos para sua força de vendas sobre os mais variados temas como: informações sobre produtos, estratégia de vendas, dicas de gestão, empreendedorismo, entre outros. Oferece também a Revista Avon & Você: publicação que divulga promoções específicas, pílulas de treinamento, links para capacitações online.

Herbalife – baseia sua estratégia em diversas plataformas de comunicação, dentre elas newsletters, informativos impresso e treinamentos online, realizados por meio de vídeos e áudios, ferramentas digitais. Também faz parte do seu programa de capacitação, treinamentos presenciais e um evento de três dias chamado “Eu sou Herbalife”, que aborda quatro pilares: pessoal, profissional, ética e social.

Amway – a empresa treina cerca de 20 mil revendedores por ano. As ferramentas digitais são o foco da estratégia. Os principais temas de treinamento são: liderança, gestão do negócio, marketing, vendas e finanças. São oferecidos cursos virtuais e presenciais para o esclarecimento de dúvidas, treinamentos online, áudios e a TV Amway.

Mary Kay – desenvolveu a Academia do Conhecimento, que oferece conteúdos de acordo com o nível de desenvolvimento do revendedor. Também faz parte do programa de capacitação eventos de educação e um guia online como dicas de estilo para incrementar a imagem profissional.