Marcel Szajubok é CEO e Fundador da Embelleze Venda Direta, empresa que faz parte do Sistema Embelleze, presente no mercado brasileiro há mais de 50 anos e número um em produtos para cabelo, além de integrar o ranking das 100 maiores empresas de beleza do mundo. Para Marcel, o objetivo principal para ingressar no segmento de vendas diretas, foi levar o propósito da marca, a “paixão pela transformação de vidas”, para os empreendedores individuais, que estão tendo a oportunidade de ver suas vidas transformadas ao se desenvolverem e conquistarem a independência financeira que tanto sonhavam. Acompanhe a entrevista completa abaixo.

1. Por que a Embelleze decidiu investir no segmento de venda direta?
Entrar no segmento de venda direta era um desejo dos meus sócios do Sistema Embelleze. O propósito da nossa marca é a “paixão pela transformação de vidas” e as empresas do grupo são movidas por esse propósito — seja na promoção da autoestima das mulheres, com os produtos do varejo, ou na formação de profissionais do mercado de beleza, por meio dos Institutos Embelleze, que já formaram mais de 2 milhões de alunos. Fui convidado pelos meus sócios para fazer parte desse projeto, pois a venda direta também é uma grande oportunidade de estender esse propósito. Nosso objetivo principal foi levar essa transformação também para os nossos milhares de consultores, que estão vendo suas vidas transformadas ao se desenvolverem e conquistarem a independência financeira que tanto sonhavam. São muitas histórias lindas que recebemos diariamente dos nossos consultores e os reconhecimentos constantes nos mostram que a decisão de entrar no segmento foi assertiva.

2. Quais produtos da Embelleze são oferecidos neste modelo de negócio?
A Embelleze Venda Direta conta com um portfólio exclusivo de produtos para o segmento. Com a nossa fábrica — especializada na categoria de cabelos — desenvolvemos produtos profissionais, que são comercializados em salões de beleza. Algumas linhas de produtos para cabelos são produzidas em tamanho menor para o consumidor final da venda direta, mas também é uma oportunidade para os profissionais oferecerem a extensão do tratamento feito no salão para a manutenção caseira. Além disso, desenvolvemos produtos de uso diário para os consumidores finais em diversas categorias, como maquiagem, nutrição, cuidados pessoais, perfumaria e outros. As novas categorias estão se destacando muito no negócio, um exemplo são os nossos chás funcionais. Hoje, o T-Slim SB, um blend de infusões que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer rápido e com saúde, é um dos nossos produtos mais vendidos. Temos, também, destaque em alguns produtos com diferenciais como o batom com colágeno E|Make Embelleze e o nosso colágeno hidrolisado NutriEmbelleze, que possui ácido hialurônico em sua formulação.

3. Qual o diferencial da Embelleze Venda Direta em relação às concorrentes?
Temos algumas características que estão nos destacando bastante no mercado, como o portfólio; a solidez de pertencer a uma marca com mais de 50 anos e que está presente em diversos países no mundo; pela fábrica própria, especializada em produtos para cabelos; além do propósito que nos move, a paixão pela transformação de vidas. Mas eu diria que o nosso diferencial está no plano de negócios. Desenvolvemos um plano lucrativo para os consultores e sustentável para a empresa, ou seja, um plano que está garantindo o desenvolvimento dos nossos consultores e que vai manter a saúde financeira da empresa, para não quebrar no futuro, como já vimos acontecer no mercado. Temos depoimentos constantes de nossos consultores, que se sentem muito felizes com suas conquistas e desenvolvimento no negócio.

4. A pandemia chegou pouco tempo depois de a Embelleze Venda Direta ter iniciado no setor. Houve algum desafio durante esse período?
Quando a pandemia surgiu, foi um momento muito desafiador em todos os segmentos, no nosso caso, a preocupação era em relação aos eventos presenciais que sustentam a venda direta. Mas com as demissões nos outros setores, a venda direta acaba se tornando uma oportunidade para o desemprego e nós percebemos isso, houve um salto gigante no número de novos consultores. Em relação às estratégias da empresa, já estávamos, antes da pandemia, operando de formas digitais, como a loja on-line dos consultores, que permite que eles vendam os produtos sem sair de casa, garantindo as suas comissões; as lives, que muitas empresas tiveram que se adaptar, também já faziam parte da nossa estratégia de comunicação; e os eventos, que eram presenciais, adaptamos para o formato on-line. Nosso primeiro aniversário foi celebrado em um evento on-line, 100% seguro. Contamos com tecnologia avançada, incluindo um cenário todo virtual, lançamento de produtos em realidade aumentada e reconhecimento de consultores com entrega de pin virtual. Além disso, foi transmitido em multiplataformas nas redes sociais dos nossos consultores e teve mais de 5 milhões de alcance.

5. O que a pessoa deve fazer para se tornar um consultor?
Caso a pessoa já conheça um consultor Embelleze VD, o ideal é que se cadastre diretamente com ele, mas, quem não conhece um consultor, pode procurar os nossos canais de comunicação, ligando para a Central de Atendimento 4003-6462 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800-383-3830 (Demais Regiões); ou acessando o site www.embellezevd.com, Instagram @embellezevd, Facebook @embellezevdoficial e pelo canal no Youtube.

6. Qual a importância de a Embelleze ser uma empresa associada à ABEVD?
O primeiro fator importante é a regulamentação, nossa empresa está de acordo com todos os órgãos competentes. Toda a documentação até o plano de negócios, passaram por avaliações bem criteriosas e ser uma empresa aprovada pela ABEVD é uma segurança que deve ser levada em consideração pelo consultor ao escolher uma empresa para se cadastrar. Outro fator de extrema importância é o cuidado com a ética no segmento, a ABEVD tem todo um cuidado para que as empresas associadas sigam os padrões de ética e tenham muita responsabilidade em suas ações, isso é muito importante, pois estamos lidando diretamente com a vida das pessoas e esse cuidado, todos podem esperar da Embelleze Venda Direta.