A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) divulga anualmente os números do setor no País.

Em 2021, foram comercializados produtos e serviços por venda direta no Brasil, que geraram um volume de negócios de bilhões.

A força de vendas no Brasil tem cerca de 4 milhões de empreendedores, que atuam como revendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível.

O Brasil ocupa a 7ª posição mundial em Vendas Diretas
e liderança do Setor na América Latina em 2021

A Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (World Federation of Direct Selling Associations – WFDSA), da qual a ABEVD é associada, anuncia os números globais de 2021.

O Brasil ocupa a 7ª posição global de vendas diretas de todo o mundo em 2021.

Confira os principais números:

Obs.: Valores considerados sem impostos.

Vendas Diretas Globais | Força Contínua

Excluindo a China, as vendas globais diretas no varejo aumentaram 3,3% em 2021.

* Excluindo as vendas na China, a indústria continuou a crescer uma taxa de crescimento anual de 3,8% para o período 2018-2021.
(CAGR incluindo a China foi de -0,1%)

Os números de vendas são expressos em 2021 no varejo estimado, menos imposto sobre valor agregado.

Fonte: WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations)

Vendas Diretas no Brasil por categoria

Fonte: Pesquisa de campo realizada pela CVA Solutions.

52%
COSMÉTICOS E CUIDADOS PESSOAIS

22%
ROUPAS E ACESSÓRIOS

4%
ALIMENTOS E BEBIDAS

3%
LIVROS, ÁUDIO VISUAIS E BRINQUEDOS

3%
PRODUTOS PARA CASA E UTENSÍLIOS

3%
SAÚDE E NUTRIÇÃO

3%
TELECOMUNICAÇÕES

2%
CUIDADOS COM A CASA E PRODUTOS DE LIMPEZA

1%
REFORMA E CONSTRUÇÃO

1%
PRODUTOS FINANCEIROS

6%
OUTROS

Perfil do Empreendedor Independente

O setor de vendas diretas no Brasil é bem diversificado e ocupa diferentes perfis socioeconômicos. Há uma concentração um pouco maior de empreendedoras em relação a empreendedores. A maioria é casada e tem ensino superior completo.

GÊNERO

ESTADO CIVIL

IDADE

ESCOLARIDADE

Outra informação importante é sobre o público-alvo dos empreendedores independentes entre os potenciais clientes:

AMIGOS

FAMILIARES

TRABALHO

ESCOLA OU FACULDADE

ACADEMIA

IGREJA

REDES SOCIAIS/INTERNET

OUTROS

Formas e/ou local com mais vendas de produtos:

20,6%
INTERNET

18%
WHATSAPP

18,3%
RESIDÊNCIA OU TRABALHO DO CLIENTE

14,9%
MÍDIAS SOCIAIS

13,8%
PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO

13,1%
NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA

0,5%
SITE DA EMPRESA

0,9%
OUTROS

Folder Institucional ABEVD | 2022