A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) divulga anualmente os números do setor no País.

Em 2019, foram comercializados mais de 2,5 bilhões de itens (produtos e serviços) por venda direta no Brasil, que geraram um volume de negócios de R$ 45 bilhões.

A força de vendas é formada por 4 milhões de empreendedores, que atuam como revendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível.

Vendas Diretas no Brasil por categoria

Fonte: Pesquisa de campo realizada pela CVA Solutions.

52,2%
COSMÉTICOS E CUIDADOS PESSOAIS

22,3%
ROUPAS E ACESSÓRIOS

3,1%
PRODUTOS PARA CASA E UTENSÍLIOS

2,9%
SAÚDE E NUTRIÇÃO

3,3%
LIVROS, ÁUDIO VISUAIS E BRINQUEDOS

4,3%
ALIMENTOS E BEBIDAS

1,3%
CUIDADOS COM A CASA E PRODUTOS DE LIMPEZA

2,7%
TELECOMUNICAÇÕES

1,2%
REFORMA E CONSTRUÇÃO

0,9%
PRODUTOS FINANCEIROS

5,6%
OUTROS

Perfil do Empreendedor Independente

O setor de vendas diretas no Brasil é bem diversificado e ocupa diferentes perfis socioeconômicos. Há uma concentração um pouco maior de revendedoras em relação a revendedores. A maioria dos empreendedores é casada e tem ensino superior concluído.

GÊNERO

ESTADO CIVIL

IDADE

ESCOLARIDADE

Outra informação importante é sobre o público-alvo dos empreendedores independentes entre os potenciais clientes:

81%
AMIGOS

66,8%
FAMILIARES

48,7%
TRABALHO

36,1%
ESCOLA OU FACULDADE

23,7%
ACADEMIA

22,7%
IGREJA

2,1%
REDES SOCIAIS/INTERNET

1,6%
OUTROS

Formas e/ou local com mais vendas de produtos:

20,6%
INTERNET

18%
WHATSAPP

18,3%
RESIDÊNCIA OU TRABALHO DO CLIENTE

14,9%
MÍDIAS SOCIAIS

13,8%
PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO

13,1%
NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA

0,5%
SITE DA EMPRESA

0,9%
OUTROS

O Brasil ocupa a 6ª posição mundial em Vendas Diretas.

Os resultados mundiais são divulgados pela Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (World Federation of Direct Selling Associations – WFDSA), da qual a ABEVD é associada.

O Brasil ocupa hoje a 6ª posição global de vendas diretas de todo o mundo.

Veja os principais números:

Fonte: WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations)