É caso de denúncia?

Durante o relacionamento vivenciado com as Empresas Associadas à Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) e os Empreendedores Independentes podem ocorrer situações que resultem em divergências entre as partes.
Se alguma dessas situações envolve violação dos direitos previstos nos Códigos de Éticas do Setor de Vendas Diretas, seja o aplicável a Empresas e ao  Empreendedor, seja o aplicável aos Consumidores, a ABEVD, por meio do seu canal de denúncias, pode apoiá-lo na construção de um caminho possível para  solução do conflito, após a apuração do ocorrido.
Para acessar o canal de denúncias, a empresa associada ou empreendedor independente deve adotar os seguintes passos:

Verificar se a reclamação envolve violação de alguma regra prevista nos Códigos de Ética da ABEVD.

Tentar resolver seu problema diretamente com o Empreendedor Independente e com a Empresa Associada. Esse passo é muito importante para que possamos compreender os fatos e motivos que levaram à ocorrência da divergência entre as partes.

Se, após haver contatado o Empreendedor Independente e a Empresa Associada, a situação não apresentar solução adequada, enviar o formulário de denúncia abaixo, incluindo as seguintes informações:

  • Data e detalhes dos fatos ocorridos.
  • Partes envolvidas.
  • Qual regra dos Códigos de Ética foi violada.
  • Esforços que você já fez para resolver junto com o Empreendedor Independente ou Empresa Associada. (Exemplo: Ligou no SAC, acionou o empreendedor, entre outros.)
  • Custos envolvidos na aquisição do produto ou serviço.
  • Respostas dadas pelas partes envolvidas em retorno à reclamação.
  • Status da sua reclamação.
  • Como você gostaria de ver sua questão resolvida.

Além do preenchimento correto do formulário de denúncias, é obrigatória a apresentação de comprovantes e documentos que embasem os fatos e informações descritos no formulário e a sua defesa.

Faça o download do Regulamento para Denúncia

Denuncie!

Denuncias que não estejam relacionadas ao Código de Ética da ABEVD e da Venda Direta, não serão processadas a não ser que tenham relação com a imagem da venda direta.

Sua denúncia viola o Código de Ética? Formalize sua denúncia aqui:

Primeiramente, gostaríamos de saber se você contatou a empresa e se teve algum retorno?



    Envio de Documentos que comprovam os fatos:

    :

    - Anexar comprovantes de que a empresa não solucionou o problema (Obrigatório - documento de retorno elaborado e enviado pela empresa).
    - Materiais publicitários, emails trocados, contratos, data do contato com a empresa e documentos diversos. (Obrigatório)


      Envio de Documentos que comprovam os fatos:

      :

      - Anexar comprovantes de que a empresa não solucionou o problema (Obrigatório - documento de retorno elaborado e enviado pela empresa).
      - Materiais publicitários, emails trocados, contratos, data do contato com a empresa e documentos diversos. (Obrigatório)

      • Caso o seu formulário esteja incompleto ou o comprovante não válido, será desconsiderado o seu processo de denúncia.

      • A ABEVD não recebe denúncias por nenhum outro canal (WhatsApp, Email e etc) que não seja pelo formulário oficial.

      Importante informar que a ABEVD mantém confidencialidade, integridade e disponibilidade de todas os dados, documentos e informações enviadas, conforme os Termos de Uso e Política de Privacidade divulgados no site, os quais serão utilizados somente para a avaliação da denúncia realizada e cumprimento de todas as etapas necessárias do processo de denúncia, que se encontram devidamente descritas no regulamento que o prevê.

      Haverá compartilhamento dos dados, informações e documentos com os escritórios terceirizados que apoiam a análise da denúncia e com os integrantes dos Conselhos de Administração dos Códigos de Ética e Executivo da ABEVD, os quais acompanham os fatos denunciados de forma a dar-lhes o melhor encaminhamento e solução.

      A ABEVD adota as melhores práticas para segurança da informação dos dados, informações e documentos recebidos, sendo certo que, caso haja necessidade de qualquer informação a respeito dos mesmos, basta entrar em contato com o Encarregado de Dados da associação por meio do e-mail dpo@abevd.org.br.

      Em casos de dúvida, entre em contato com denuncie@abevd.org.br.

      Endereço da ABEVD

      +55 11 5042 0587