A Tupperware Brands anunciou hoje a emissão de uma patente nos EUA para PONDS, um dispositivo projetado para cultivar vegetais em órbita baixa da terra com manutenção mínima.

“Estamos orgulhosos de ter recebido uma patente para o design exclusivo e inovador do PONDS”, disse Miguel Fernandez, CEO da Tupperware Brands. “Com esta patente em mãos e com o trabalho de nossas equipes neste projeto, estamos agora explorando maneiras de capitalizar a ciência por trás dessa inovação e usar esse conhecimento para permitir que os consumidores em todo o mundo reduzam o impacto do plástico de uso único e desperdício de alimentos através do uso de nossos produtos ambientalmente responsáveis ​​”.

Em 2015, uma equipe do Kennedy Space Center da NASA liderada pelo Dr. Howard Levine começou a desenvolver o PONDS (Passive Orbital Nutrient Delivery System) para expandir as capacidades do Sistema de Produção Vegetal (Vegetal) da NASA na Estação Espacial Internacional para que os astronautas pudessem crescer, mais plantas complexas em Veggie, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de tempo gasto na rega e manutenção das plantas. A Tupperware se juntou ao projeto em 2017 para aprimorar o design de um protótipo de PONDS, aplicando conhecimentos de engenharia e ciências físicas para criar uma maneira passiva de fornecer água e nutrientes para plantar em um ambiente de baixa gravidade. Desenvolvido em parceria com a Techshot, uma empresa de pesquisa e fabricação no espaço, o PONDS é o resultado da otimização da tecnologia para microgravidade para criar um sistema de alimentação zero e mantido passivamente para cultivar vegetais com maior necessidade de água no espaço.

O design patenteado concentra-se em um desafio científico criativo único – regar plantas na ausência de gravidade. Como tal, a Tupperware se inspirou na maneira natural como as plantas absorvem água por meio da ação capilar. A função requer que os astronautas insiram uma pequena seringa cheia de água na base do sistema e, em seguida, uma combinação de materiais molháveis, ação capilar e geometria interna administram e distribuem água para a muda enquanto estabelecem raízes em material argiloso enriquecido com nutrientes. O dispositivo é projetado com propriedades de armazenamento de água que garantem o fluxo de água adequado para a planta sem obstrução das aberturas durante o enchimento do tanque.

“Este reconhecimento é um emblema da inovação que esta marca representa há quase 75 anos”, disse David Kusuma, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto e P&D da Tupperware Brands. “Escolhemos este projeto porque estamos confiantes de que podemos usar essa compreensão e tecnologia para o desenvolvimento futuro de produtos da Tupperware.”

O PONDS foi lançado ao espaço pela primeira vez no CRS-14, a 14ª missão de reabastecimento de carga contratada da SpaceX para a Estação Espacial Internacional para a NASA em 2 de abril de 2018, sob o contrato de Serviços de Reabastecimento Comercial. O hardware do PONDS retornou à estação espacial no Northrop Grumman CRS-11, lançamento em 17 de abril de 2019, e o lançamento do SpaceX CRS-20 em 6 de março de 2020. A Tupperware e a NASA estão planejando uma quarta viagem em 2021.

A Tupperware ganhou quase 300 prêmios de design de todo o mundo, incluindo prêmios do Conselho Alemão de Design, The Chicago Athenaeum e Industrie Forum Design e seus produtos originais foram apresentados na famosa Exposição de Bom Design do MoMA. No ano passado, a Tupperware recebeu duas menções honrosas do Fast Company Innovation by Design Awards para Design Company of the Year e Melhor Design da América do Norte pelo sistema PONDS.

Fonte: Direct Selling News