Todos os dias algo muda em nossas vidas, seja pessoal ou profissional. Como líderes, precisamos nos perguntar:

  • Como gerencio a mudança: Como indivíduo? Como líder?
  • Qual é o segredo para gerenciar a mudança?

A conclusão é que as pessoas mais bem-sucedidas gerenciam a mudança de forma eficaz, gerenciando sua mentalidade. Embora você não possa controlar tudo, você pode controlar sua mentalidade.

Sem mudança, não há inovação, criatividade ou incentivo à melhoria. A mudança é inevitável.

Existem quatro categorias principais a serem observadas no quebra-cabeça de mudança:

Mudanças de vida

O mundo segue em frente. Melhorar torna a vida melhor. No entanto, às vezes as mudanças na vida podem te jogar uma bola curva!

Você sempre tem que gerenciar sua mentalidade. Esteja disposto a pedir ajuda. Reformule sua perspectiva. Concentre-se no futuro e procure por pontos positivos. A vida está em constante mudança. É melhor aceitá-lo e abordar positivamente o futuro.

Mudanças Individuais

Pergunte a si mesmo: quão bem eu pessoalmente lido com a mudança? Aqui estão algumas estatísticas sobre o sentimento da população em geral sobre a mudança. Onde você está nessa escala?

  • Negativo:30% são resistentes à mudança
  • Indiferente:50% não têm um sentimento definido
  • Positivo:20% aceitam a mudança

As pessoas têm suas razões para se sentirem como se sentem. Aqui estão alguns pensamentos a serem considerados ao enfrentar uma pessoa que é negativa e resistente à mudança. Eles podem estar experimentando ou pensando em qualquer um dos seguintes.

  1. Perda de controle
  2. Excesso de incerteza
  3. Sentimentos indesejáveis ​​de surpresa
  4. As coisas parecem diferentes
  5. Perda de rosto
  6. Preocupações com a competência
  7. Mais trabalho
  8. Efeitos de ondulação
  9. Memórias passadas
  10. Ressentimento

A indiferença pode frequentemente ser o maior desafio a ser enfrentado, porque esse grupo sente que nenhuma ação é necessária por um conjunto diferente de razões:

  1. Com base na crença de que ‘isso também passará’, é apenas mais uma tentativa de mudar o que inevitavelmente permanecerá o mesmo de qualquer maneira.
  2. O indivíduo não acredita que a mudança requer algo de sua parte.
  3. 3. Pode sentir que simplesmente não se aplica a eles.

Atitudes positivas sobre a mudança podem criar uma perspectiva totalmente nova. Abraçar a mudança pode ser uma coisa linda! O tempo provou que os mais bem-sucedidos abraçam a mudança com uma mentalidade positiva e orientada para a solução que se concentra nas possibilidades.

Mudanças de Liderança

Como lideramos melhor os outros através da mudança? Existem algumas estratégias específicas que você pode adotar para garantir que sua equipe esteja se movendo na direção certa para fazer uma transição mais suave. Por exemplo, tenha comunicações abertas e transparentes, esteja disponível e tenha reuniões eficazes.

Primeiro, você precisa de clareza. Defina para onde você está indo compartilhando a visão com todos. Entenda e comunique o “porquê” das mudanças que estão por vir. Deixe que todos saibam como todas as partes interessadas podem ganhar com essas mudanças. Explique como a visão é diferente, melhor, mais atraente agora do que antes. Faça perguntas à sua equipe / faça com que eles façam perguntas para garantir que eles entendam a lógica.

Então esteja preparado para gerenciar a resistência organizacional. Frase suas comunicações para estar mais do lado humano, porque as pessoas importam mais do que planos e processos. Entenda a cultura da organização e esteja preparado para superar as objeções que surgirão. Preveja qual será o resultado dessas mudanças para evitar surpresas e enfrentar a incerteza sobre o futuro. Fale com o indivíduo ao explicar as expectativas, as medidas de sucesso e o que o sucesso realmente significa.

Seja um líder influente, aquele que pode incutir esperança para o futuro. A esperança traz vários benefícios importantes para uma cultura. Renova a fé, aumenta a confiança, promove o empoderamento com clareza, ajuda a aumentar a produtividade e estimula o trabalho em equipe.

Mudanças Organizacionais

Qual é a sua cultura organizacional? Promove mudanças e trabalha como uma equipe de alto desempenho? Vamos fazer um rápido exame de uma cultura que promove uma equipe de alto desempenho, incorporando mudanças no DNA de uma empresa e gerando resultados operacionais.

Equipes de alto desempenho são bem-sucedidas na incorporação de mudanças. Eles fazem isso usando três conceitos fortes em seus comportamentos de liderança. A responsabilidade é um elemento essencial, onde você faz o que diz que vai fazer, dentro do prazo ou antes. A comunicação é o segundo elemento essencial, pelo qual você tem um plano e o comunica repetidamente. Transforme as incógnitas em conhecidas para sua equipe. A confiança é o terceiro elemento essencial, onde a liderança consistentemente cumpre promessas e compromissos.

As organizações prosperam quando a mudança faz parte de seu DNA cultural. A vida está sempre mudando… é melhor aceitar. Sempre lance uma visão clara com esperança para o futuro. Esteja no campo certo e abrace a mudança.

Lembre-se – coloque a cabeça no lugar. Gerencie sua mente. A mentalidade importa!

Fonte: Direct Selling News