Empreendedor, você está preparado para a Semana do Brasil?

4 de setembro de 2019

Confira as principais dicas para vender na Black Friday brasileira

A nova “Semana do Brasil” acontecerá entre os dias 06 e 15 de setembro. O evento, que foi criado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para aquecer as vendas do mês, deve funcionar como uma Black Friday brasileira, com promoções especiais no comércio.

Entretanto, se por um lado os consumidores esperam preços atrativos e condições exclusivas, por outro os vendedores precisam de preparação e criatividade. Veja as principais dicas da ABEVD para empreendedores que desejam tirar o melhor dessa oportunidade!

1 – Defina o objetivo

Quantas pessoas deverão ser atingidas pela promoção? Qual o público-alvo? Quais produtos terão desconto? O vendedor deve responder todas estas perguntas antes de começar a planejar estratégias de venda e promoções. Ter um propósito claro é um fator chave para o sucesso em eventos como a Semana do Brasil.

2 – Faça a pesquisa de valores

Para planejar estratégias promocionais, o empreendedor precisa, antes, pesquisar os valores dos produtos. Dessa forma, será possível garantir que os preços estarão, de fato, competitivos, assim como em quais mercadorias os descontos serão mais, ou menos, agressivos.

3 – Diversifique as formas de pagamento

Quanto mais opções para que os clientes consigam adquirir os produtos, melhor. Afinal, ninguém quer perder oportunidades de vendas só por não aceitar determinado meio de pagamento. Por isso, fique atento ao seu público: se o seu empreendimento é focado em jovens, é importante possuir meios de pagamento digitais, por exemplo. Fique atento!

4 – Faça propaganda prévia

Faça propaganda prévia para sua carteira de clientes. Informe seus clientes da sua participação na campanha previamente. Divulgue a porcentagem de descontos e quais produtos estarão disponíveis.

5 – Capriche no atendimento

É importante lembrar que ter uma experiência de compra positiva é tão fundamental quanto ter bons preços. Por isso, capriche no atendimento não só na loja física, mas, principalmente, pelo site e redes sociais, se o empreendimento contar com E-commerce. Ter um site de fácil navegabilidade e com design limpo será crucial para que as vendas se concretizem.