A utilização deste aplicativo tem se tornado cada vez mais comum e perfis têm desde promoções à fotos de lançamentos

Provavelmente, você conhece alguém que tenha comprado uma roupa após ter visto uma foto no perfil de alguma rede social de uma empresa. Para alguns, as fotos publicadas no Instagram, por exemplo, são um convite para as compras. Hoje, cerca de 300 milhões de usuários acessam este aplicativo todos os meses e com este novo quadro, empresas de diversos segmentos têm aproveitado as facilidades dessa rede social para se conectar com os clientes.

A agilidade para interagir e navegar no Instagram é um dos diferenciais do aplicativo – mesmo com publicações feitas apenas por smartphones e tablets, e o conteúdo exclusivamente de fotos ou vídeos de até 15 segundos. “Com estas funcionalidades, as empresas podem utilizar o Instagram de forma ágil e instantânea, divulgando fotos de produtos, equipe, ambiente de trabalho (em alguns casos) e, principalmente, cobertura de eventos”, diz o gerente de atendimento da 80 20 Marketeria Digital, Leonardo Carlucci.

De acordo com o Instagram, mais de 70 milhões de fotos são publicadas por dia, média de 800 publicações por segundo. Uma grande parte dela são de empresas. Leonardo conta que a procura das empresas para conteúdos nesta rede tem sido grande. “Está casa vez mais fácil ter um smartphone ou um tablet, somando a facilidade de publicação de fotos, interação com os celulares e a rapidez”, diz.

Não existe uma restrição e qualquer tipo de empresa e seguimento pode aproveitar as oportunidades do Instagram. Mas para cada negócio é preciso ter um conteúdo de qualidade e linguagem específica, ou seja, é importante conhecer o perfil do público que se deseja impactar.

O perfil de uma empresa de tinta, por exemplo, pode trazer dicas relacionadas a decoração, cores, pintura, tendências da área, entre outros. Isso também pode ser aplicado para as empresa de vendas diretas. As lojas de roupas ou cosméticos podem ambientar seus produtos, divulgando os detalhes, características, com o foco de transmitir um desejo ao cliente.

Mas é necessário ficar atento e atualizar sempre o perfil, pois deixá-lo desatualizado pode levar os seguidores a se esquecerem da marca. Também é preciso responder os comentários e as críticas, e caso a empresa esteja errada é preciso assumir a falha e contornar a situação com o cliente.