Campanhas publicitárias de 2020 falaram da pandemia em tom emocional, enquanto outros vídeos usaram bom-humor para entreter e informar

O ano de 2020 obrigou a reinvenção das agências de publicidade e das empresas em suas campanhas de marketing. Com a pandemia da covid-19 e, consequentemente distanciamento social, as produtoras passaram a testar seus elencos e funcionários até pedir para que as campanhas fossem produzidas em casa.

Pensando nisso, a EXAME separou cinco campanhas que deram o que falar e apontaram para diferentes modelos de se fazer marketing.

Profissionais da Saúde da Dove: A marca de higiene e cuidados pessoais lançou um vídeo que mostrou as marcas nos rostos dos profissionais da saúde na linha de frente do combate contra a covid-19. Como agradecimento, a marca doou o equivalente a mais de 5 milhões de euros de produtos Dove e equipamentos de proteção para iniciativas globais incluindo os profissionais da saúde no Brasil.

Páscoa da Lacta: A marca de chocolates revisitou seu posicionamento, que passou a ser “Lacta. Cada pedacinho aproxima. Mesmo estando cada um na sua toca”. Para a divulgação foram produzidos vídeos com apelo emocional, no tom de carta narrada. Veja aqui um dos vídeos, em que uma avó fala da saudade e do sentimento ao não estar presente fisicamente na primeira Páscoa do neto.

Dia dos Pais Natura: a campanha apresentou um grupo de 14 influenciadores, entre eles o ator Thammy Miranda, o que causou reações positivas e negativas nas redes sociais. Segundo Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura, a intenção não foi criar polêmica ou chocar, foi apenas mostrar as nuances da masculinidade.

Pix do Santander: Em campanha para divulgar na o novo sistema de pagamento, o banco Santander convocou para explicar as vantagens da ferramenta a “sumida” Ana Paula Arósio, atriz global protagonista de novelas e séries como “Os Maias”, que estava reclusa há 10 anos da televisão.

Halloween do Burger King: a rede de fast-food Burger King realizou uma promoção que permitia a retirada grátis de um sanduíche Whopper para quem fosse ao drive-thru “voando” em uma vassoura. Nas 172 unidades participantes o Burger King distribuiu cerca de 140.000 sanduíches, um número quase três vezes maior do que o prometido, que eram de 300 unidades por loja.

Fonte: Exame