Plataforma reúne cerca de 1,35 bilhão de pessoas em todo o mundo, e tem como um dos seus príncipais objetivos auxiliar no crescimento dos negócios de empresas

Em novembro, vice-presidente de Soluções Globais de Marketing para PMEs do Facebook,  Dan Levy, participou de palestra no XIV Congresso Mundial de Associações de Empresas de Vendas Diretas, que foi realizado no Rio de Janeiro. Segundo Levy, “o Facebook é uma extensão da vida das pessoas e um importante canal para conexão entre consultores e consumidores, que cria infinitas oportunidades para pequenos e médios empresários ampliarem suas relações e fazerem seus negócios crescerem”.

Atualmente, mais de 30 milhões de pequenas e médias empresas, o que inclui distribuidores de venda direta, estão presentes no Facebook com páginas próprias. Além disso, 70% das pessoas na rede social estão conectadas a empresas desse porte. “Um empreendedor com uma página no Facebook e um smartphone em mãos tem à disposição uma ferramenta com grande alcance e alto potencial para o desenvolvimento de seus negócios, com agilidade e efetividade”, afirma Levy.

A vice-presidente de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, reafirmou a importância da rede social para ampliar as vendas diretas. “Por meio do Facebook, é possível segmentar as ações de marketing exatamente de acordo com as características e preferências de seus diferentes públicos-alvo. Os consultores já fazem isso há muito tempo, pelo contato pessoal com seus clientes, conhecendo-os profundamente e atendendo-os de maneira personalizada. O Facebook pode ajudar os pequenos empresários a escalonarem seus conhecimentos e suas experiências com vendas por relacionamento”, disse.​

Para Dan Levy, o Facebook abre importantes possibilidades para as marcas das empresas, “dando visibilidade e potencializando as conexões que já existem no mundo real para o ambiente virtual”. A rede social pode, portanto, ser mais um instrumento para estender relações e alavancar as vendas do setor.

Composto por empresas de diversas atividades, como cuidados pessoais, utensílios domésticos, suplementos nutricionais, serviços, entre outros, o setor de vendas diretas movimentou no ano passado cerca de US$ 180 bilhões em todo o mundo e mais de R$ 30,6 bilhões apenas no Brasil, crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O país está entre os cinco maiores mercados de vendas diretas no mundo.