O grupo brasileiro de cosméticos e bem-estar, Hinode, iniciou em abril sua operação no Chile. Com um escritório estabelecido em Las Condes, Santiago, a empresa especializada em venda direta está apostando no mercado chileno, em constante crescimento desde 2014.

O país é o sexto mercado internacional da companhia, que já está presente no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e México. No ano passado, o Grupo Hinode registrou faturamento de R$ 1,6 bilhão de reais, sendo 27% proveniente do exterior. Para 2021, o grupo aponta para R$ 1,9 bilhão.

A operação chilena é liderada por Paulo Rocha, responsável também pelo Peru, que conta com a ajuda de nove funcionários na sede de Las Condes, e o apoio dos parceiros Totvs de TI, KP de logística, ICarey de legislação, Santander e Mercado Pago.

O mercado chileno é visto como promissor para a empresa. Segundo Eduardo Frayha, CSMO do Grupo Hinode, ele foi escolhido por ser a 6ª economia da América Latina, por ser considerado o melhor país do continente para se realizar negócio, e pois tem visto o segmento de venda direta crescer rapidamente nos últimos anos, com as categorias de beleza e cuidados pessoais representando 68% da venda direta no país. “O Chile é um país promissor e dos 18,7 milhões que vivem no país, apenas 2% trabalham com venda direta, ou seja, temos um grande potencial de atuação”, informa Frayha.

O Grupo Hinode conta com um portfólio de 600 produtos distribuídos por suas duas marcas: Hinode, que oferece itens de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem, e HND, focada em produtos funcionais ligados à performance e bem-estar. No Chile, inicialmente estarão disponíveis itens de cuidados pessoais e fragrâncias, começando com 27 produtos, e no decorrer de um ano serão adicionados mais 43, divididos em 2 ondas. Para se tornar consultor, os interessados deverão investir em um kit que custa 35 mil pesos. Os ganhos são de 50% sobre a venda direta, além de bônus da venda de produtos de equipe.

O Grupo Hinode foi fundado em 1988 por Francisco e Adelaide Rodrigues e atualmente tem três modelos de negócio: venda direta, marketing multinível e franquias. A empresa conta com uma fábrica de 12 mil metros quadrados em Jandira (SP), com capacidade instalada para 9 milhões de unidades por mês, podendo dobrar esse valor, e 450 franquias Hinode Center espalhadas pelo Brasil, onde é possível retirar e experimentar produtos, participar de treinamentos, fazer reuniões e se tornar consultor.

Além disso, companhia mantém ações para o treinamento e desenvolvimento de seus consultores, como a Universidade Hinode e o Projeto Pérolas, que visa fortalecer a liderança feminina não apenas no negócio, mas também no desenvolvimento pessoal.

Fonte: Fashion Network