A marca global também investirá forte na educação digital e financeira das consultoras de beleza

A Natura apresentou, nesta sexta (26), para imprensa de todo Brasil, em Salvador, o Índice de Desenvolvimento Humano das suas consultoras de beleza. Em outras palavras, a partir de uma metodologia própria, nomeada IDH-CN e riquíssima em dados, a empresa global divulgou qual tem sido seu impacto social no seu entorno. Com aplicação bianual, as informações mapeadas de forma amostral, representam os dados comportamentais, culturais e demográficos de mais de 1,2 milhão de Consultoras de Beleza Natura no Brasil.

Com as informações geradas, a empresa passa a ter um grande panorama do que está indo bem ou o que precisa melhorar para traçar os próximos passos para novas transformações sociais, digitais e ambientais.

“Ao mensurar os efeitos da atividade de consultoria na vida dessas pessoas, adquirimos conhecimento profundo sobre a nossa rede, o que possibilita a criação de estratégias de gestão e investimento social para que possamos, cada vez mais, oferecer um modelo de negócios inclusivo, justo e confiável”, comenta o vice-presidente de negócios da Natura no Brasil, Agenor Leão.

A medição é feita através do estudo de três pilares em torno das Consultoras, a saúde, o conhecimento e o trabalho. Com essa metodologia é possível analisar qualidade de vida, hábitos, inclusão digital, educação financeira, capacidade de gestão, cidadania, entre outros.

Após comparação com a última medição, realizada em 2020, os números se mostraram positivos e, com um dado curioso, o Nordeste chega com um panorama mais animador em comparação ao Brasil. A região se destaca pelo crescimento de 4,2%, chegando a 0,626 (em uma escala que vai de 0 a 1), enquanto no Brasil foram 3,6% em 2022.

Como uma das principais receitas para o avanço, Agenor credita, em especial, ao crescimento em produtividade das consultoras. Para ele, elas entregam afeto, autoestima e bem-estar em suas vendas, o que aproxima e fideliza os clientes e as tornam iInfluencers. Além disso, os fortes investimentos da companhia em digitalização do negócio e nas plataformas de educação financeira, auxiliaram nesse resultado.

Com o IDH-CN em mãos, a Natura verificou as principais urgências para a marca. O foco será o compromisso antirracista, sem deixar de lado outros norteadores da Natura, como por exemplo, a educação digital e a financeira.

Durante a coletiva, Agenor adiantou que, assim como no Peru e na Colômbia, a Natura e a Avon também terão seus mercados integrados no Brasil. A partir do segundo semestre, a gestão e as vendas das duas marcas, que já andam de mãos dadas, serão unificadas por aqui.