Pagamentos de compras por QR Code e NFC estão ganhando cada vez mais usuários brasileiros, tanto em lojas físicas como online, indica estudo da Capterra. A pesquisa indica que quase 60% dos consumidores entrevistados já pagaram compras aproximando o celular da maquininha. Outros 57% já efetuaram pagamentos com QR Code; enquanto 46% afirmaram já ter usado os dois meios.

“Pagamentos por aproximação são a nova aposta do mercado de tecnologia e adquirência”, diz Rodrigo Serto superintendente de Canal Externo da Getnet. Entre os entrevistados que usaram o pagamento por aproximação, 83% apontaram a rapidez como principal motivo e 76% a facilidade. No entanto, a pesquisa revela que meios de pagamento tradicionais, como cartões de débito e crédito ainda é alta.

O Capterra também pesquisou os hábitos dos brasileiros com novas formas de pagamento online. O meio preferido pelos consumidores para comprar bens físicos (comida, eletrônicos ou roupas) na internet é o cartão de crédito, feito por 90% dos entrevistados, seguido por boleto bancário, preferido por 58%. A carteira digital é a terceira opção de pagamento, com 47%, seguida da transferência bancária com 27%. Na última opção está o QR Code, que é a opção de 25% dos participantes da pesquisa.

A Capterra fez um levantamento online, com 514 consumidores de todo o país entre 7 e 10 de janeiro. Foram entrevistadas pessoas com idades entre 20 e 69 anos. Os resultados representam os dados da pesquisa, mas não da população brasileira como um todo.

Fonte: Tecmundo 31/01/2020