Iniciativas da marca buscam melhorias nos processos e experiências dos consultores e consumidores

Um dos principais players no segmento de vendas diretas e marketing de rede, o Hinode Group, tem investido em pesquisas e implementação de novas tecnologias desde 2019, ano em que deu início a sua jornada de transformação digital. A empresa celebra marcos significativos em sua trajetória de digitalização, que impulsionou o seu crescimento e fortaleceu sua rede de consultores.

Em 2019, o Hinode Group lançou seu e-commerce, com o foco voltado para o consumidor final, que possibilitou um alcance ainda maior da marca, que inovou ao disponibilizar aos seus consultores links exclusivos para que eles possam direcionar aos seus clientes e receber o comissionamento pelas vendas.

“O nosso foco sempre foi a venda para o consultor, mas a tecnologia nos possibilitou ampliar essa atuação e incluir a modalidade B2C nos nossos negócios. O e-commerce atende o público nacionalmente, e mesmo as compras orgânicas trazem bonificação aos consultores”, comenta Ronie Piovezan, diretor comercial e de tecnologia, do Hinode Group.

O Hinode Group seguiu o seu plano de transformação digital, e em 2021 deu um passo importante no fortalecimento de seus canais digitais. Com um investimento substancial no CRM da Salesforce e a implementação do setor de Business Intelligence (BI), tecnologias permitiram estudos de dados mais robustos para o desenvolvimento de estratégias digitais.

Para o diretor de tecnologia do Hinode Group essa foi uma etapa importante no crescimento da marca. “Esse foi um passo fundamental no nosso desenvolvimento tecnológico, pois com o levantamento de dados conseguimos realizar análises mais aprofundadas que nos trouxeram um conhecimento mais detalhado das necessidades da nossa rede e nos impulsionou no desenvolvimento de estratégias mais assertivas”.

O ano de 2022 foi marcado por muitas novidades para a marca e a primeira foi a reformulação de seu e-commerce, migrando para a tecnologia React Native, o que possibilitou o desenvolvimento da plataforma e a expansão para outros países. A mudança se concretizou com o lançamento do e-commerce do Hinode Group no México.

Ainda em 2022, o Hinode Group realizou mais uma conquista importante e foi o pioneiro do segmento de venda direta a obter o selo verificado pela plataforma de mensagens da Meta, o WhatsApp.

Outro movimento realizado pela marca foi a sua chegada nos marketplaces, que se iniciou com a abertura da loja oficial Hinode na maior plataforma da América Latina, o Mercado Livre. Além disso, por meio da geolocalização, a marca identifica os consultores na região dos clientes que compram por esse canal e os bonifica com 5% do valor dos produtos.

O próximo passo foi o desenvolvimento de ferramentas digitais que ajudassem diretamente os consumidores, então a marca lançou dois webapps, um deles premiado na categorias de inovação pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

A ferramenta “Routine Dermo” utiliza a Inteligência Artificial para analisar a pele e recomendar os produtos de skincare que vão atender às necessidades daquele consumidor. Já o “Espelho Virtual”, é uma ferramenta que possibilita a realização de testes dos produtos de maquiagem da linha Dazzle. Ambos os aplicativos foram integrados ao e-commerce, direcionando os consumidores para a compra.

Em 2023, o Hinode Group foi a primeira empresa do segmento de venda direta a participar da fase beta da nova plataforma da Meta, o WhatsApp FLOWS, e transformou a experiência de compra de seus consultores com recurso desenvolvido exclusivamente para eles.

No WhatsApp FLOWS, por meio de um chatbot conversacional, a empresa passa a reativar sua base de consultores inativos, ampliando sua rede de empreendedores em uma oportunidade de impulsionar suas vendas de forma eficiente. O recurso é uma solução inovadora que chega para otimizar o processo de vendas, tornando a experiência de compra mais dinâmica e interativa.

Atualmente, cerca de 25% da base de consultores utiliza ativamente as plataformas e ferramentas digitais oferecidas pelo Hinode Group para ampliar seus negócios, marcando um novo capítulo de sucesso na jornada de transformação digital da empresa.

“É muito gratificante fazer parte dessa emocionante jornada de crescimento digital do Hinode Group. Estamos empolgados com as perspectivas futuras e para 2024 reafirmamos nosso compromisso com a tecnologia, continuando a impulsionar a inovação e aprimorando a experiência digital para nossa base de consultores e consumidores”, finaliza Piovezan.