Nos últimos meses, 78% do plástico já foi diminuído, além de impactar no bolso do consumidor

Julho é o mês dedicado à redução do uso de plásticos em embalagens e descartáveis. O movimento Plastic Free July, foi instituído em 2011, na Austrália, e ganhou força ao redor do mundo, fazendo um apelo para que toda a população reduza ao máximo a poluição plástica.

Em sintonia com o período, a Hinode lança este mês dois produtos com adaptação para refis: os sabonetes líquidos das linhas Mania de Alegria Kids e Mania de Alegria Baby. Os produtos, de uso contínuo, incentivam a reutilização de embalagens, diminuindo o uso de plástico em sua produção.

O novo formato é indicado para quem já possui as embalagens dos sabonetes, representando uma redução de plástico de 78% em relação à embalagem tradicional, apresentando também uma economia de até 20% no bolso do consumidor.

Atualmente, o Hinode Group, empresa detentora da marca Hinode, recupera 22% da massa de embalagens produzidas e vendidas por meio da aquisição de créditos de logística reversa, do Programa Dê a Mão para o Futuro, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Ainda sobre o tema, o grupo conta com o projeto próprio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o Hinode Recicla, implementado na fase piloto em 15 franquias da marca, com ampliação nos próximos anos, excedendo as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Com apenas 3 meses de duração do programa, já foram coletados mais de 170kg  de materiais recicláveis, impactando 774 famílias que dependem da renda proveniente da reciclagem.

De acordo com o Relatório Anual de Sustentabilidade da companhia, em 2021, o Hinode Group promoveu uma redução de 23,08% do portfólio lançado no ano, representando 749.652 peças que deixaram de trazer itens que podiam ser eliminados, como válvulas e diminuição do consumo de papel nas embalagens. Além disso, 8,65% dos lançamentos utilizaram embalagens com plástico de fonte renovável, representando 36 toneladas de plástico proveniente da cana-de-açúcar.

Para Erica Pagano, VP de Produtos e Branding da Hinode, a empresa já nasceu com a abordagem ESG antes mesmo da sigla existir, mas em 2021 iniciou a mensuração de todos os atos do grupo, que foi publicado no início de 2022 em seu primeiro relatório ESG. “Tivemos acompanhamento de todos os processos dentro de grupo e um dos destaques que nos traz muito orgulho, que é o de mitigar cada vez mais a interferência no meio ambiente”, conta Pagano.

A VP também informa que atualmente, para um produto ser criado, é preciso considerar inovação, qualidade, segurança e meio ambiente, além da viabilidade técnica, econômica e o conceito. Todas as fórmulas existentes estão sendo aprimoradas para seguirem a evolução da ciência e das regulamentações dos órgãos sanitários.

SOBRE HINODE GROUP

Fundado em 5 de outubro de 1988, o Hinode Group nasceu como uma empresa de cosméticos de venda direta. Em 2008, transformou-se numa das primeiras companhias nacionais a investir no modelo de marketing de rede. Uma marca feita para pessoas que assumem o rumo de suas vidas, orientados pela paixão por desenvolver produtos e criar oportunidades. A categoria fragrâncias é o carro-chefe, com itens premiados. A Hinode conta com linhas feminina, masculina, infantil e bem-estar, oferecendo aos consumidores um portfólio de produtos essenciais e a beleza integral, que cuida de dentro para fora e de fora para dentro. Os itens da marca podem ser encontrados com consultores oficiais Hinode, no e-commerce da marca e, a partir de abril, no Mercado Livre.