A Natura tem conseguido potencializar sua performance de negócio otimizando sua infraestrutura de tecnologia. No dia a dia, a plataforma da companhia precisa dar conta de aplicações críticas, tendo em vista seu e-commerce utilizado por representantes de vendas em todo o mundo. Com apoio da ScaleUP Consultoria, business partner da IBM, a Natura implementou uma solução IBM para avançar sua transformação digital.

Em 2023, poucos meses após adotar o IBM Turbonomic, a Natura conseguiu resultados expressivos. Mais de 4.500 ações foram automatizadas e mais de 900 incidentes em TI foram evitados, gerando economia financeira e apresentando um ROI (Retorno do Investimento) superior a 100% nos primeiros meses de utilização.

De acordo com Dennys Ber, gerente sênior de TI da Natura, a interconexão de IBM Turbonomic com o ambiente multicloud da empresa se mostrou extremamente funcional, o que permitiu que a Natura tivesse uma visão macro dos ambientes em questão de minutos e em um único dashboard.

A empresa buscava uma forma de diminuir o trabalho manual da equipe e uma solução que pudesse dar inteligência e agilidade para execução. “Inicialmente, nós tínhamos um olhar mais direcionado a ganhar eficiência em nossos custos operacionais. Vimos que o Turbonomic atuava de uma forma diferente, com controle de recursos, possibilitando trabalhar também com questões de performance em um ambiente multicloud”, analisa Ber.

Segundo o executivo, a solução IBM também permitiu uma revisão de eficiência de performance no ambiente on-premise da Natura. A empresa tinha previsto a aquisição de novas máquinas e, com a adoção do Turbonomic foi possível tomar decisões informadas e entender que, fazendo movimentações de cargas de trabalho dentre os hosts, não seria necessário comprar equipamentos, pelo contrário, foi possível desativar um deles. Além disso, em consonância com a estratégia de sustentabilidade da Natura, o time de TI viu a solução diminuir significativamente a utilização de recursos.

Leandro Paes, diretor técnico da ScaleUP, explica que a consultoria trabalha com Turbonomic desde 2014, antes mesmo da aquisição da IBM, e este é o primeiro projeto com a Natura, já com resultados impactantes. “Quando fizemos a prova de valor de uma maneira bem personalizada e consultiva, antes mesmo de executar a venda da solução, a Natura percebeu que, além da economia, a solução ajudaria a potencializar o negócio como um todo, com um olhar para os componentes da TI executados de forma autônoma, com uso de IA. Quando automatizamos através de Turbonomic, começamos a evitar riscos diários e dar ainda mais escalabilidade ao negócio”.

Alexandre Ladeira Sales, Líder de AIOPs da IBM para América Latina, lembra que os negócios dependem cada vez mais de aplicativos complexos e devem enfrentar os desafios do gerenciamento eficiente de ambientes híbridos, enquanto as demandas mudam constantemente, o que pode sobrecarregar os times. “Automatizar ações críticas em tempo real, como é a proposta da solução IBM Turbonomic, é fundamental para entregar o uso mais eficiente de recursos de computação, armazenamento e rede para um ambiente de nuvem híbrida, para evitar o provisionamento excessivo de recursos para seu ambiente de nuvem e usar apenas o que você precisa, resultando em uma conta de nuvem mais baixa e um ROI mais forte”, complementa.