Preocupada com os avanços e desdobramentos da pandemia (COVID) em nosso país, a ABEVD informa que continua o monitoramento constante da legislação federal e estadual em relação às regras que impactam diretamente o setor e, consequentemente, as pessoas (colaboradores e a força de vendas).

Abaixo, apresentamos atualização das principais manifestações e medidas adotadas pelas autoridades estaduais, para contenção do avanço da pandemia.

Além disso, a ABEVD coloca-se à inteira disposição de seus associados na evidência de qualquer constrição ao desenvolvimento das atividades do setor.

Pernambuco

O estado prorrogou as medidas em vigor até o dia 13 de junho, em virtude da alta taxa de ocupação de leitos nos hospitais.

Pernambuco está dividido em macrorregiões:
– A 1ª macrorregião tem quarentena rígida nos fins de semana, sendo permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais. Durante a semana, as demais atividades podem funcionar até às 20h. Nas 65 cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, apenas as atividades essenciais podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira.

– A 2ª macrorregião, que abrange a região do Agreste, seguirá em quarentena, apenas com os serviços essenciais funcionando também de segunda a sexta-feira.

– Já a 3ª macrorregião, no Sertão, também seguirá o esquema adotado pela Região Metropolitana do Recife (RMR).

– A Macrorregião 4, que contempla a região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

 

Rio de Janeiro

As medidas restritivas em vigor na cidade foram prorrogadas até o dia 14 de junho. Entre elas está a proibição de público em estádios durante partidas de futebol.

Bahia

O prefeito de Salvador afirmou nesta sexta-feira (4) que todas as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus foram prorrogadas até 15 de junho.

O toque de recolher vigente, que vai das 22h às 5h, entre segunda e quinta, e das 20h às 5h, entre sexta e domingo, passa a valer até o dia 15 de junho. A proibição da venda de bebidas alcóolicas aos fins de semana também será prorrogada.

Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina prorrogou os protocolos sanitários contra a Covid-19 em Santa Catarina até o dia 15 de junho. O novo decreto (nº 1.306/2021) entrou em vigor na terça-feira, 1º de junho.

Os atuais protocolos permanecem em vigência para todo o território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a convivência segura.

Serviços de alimentação e privados não essenciais poderão funcionar a partir das 5h em todas regiões.

Equipe ABEVD