Marketing Multinível realiza sonhos, Pirâmide é golpe!

22 de janeiro de 2020

ABEVD inicia campanha “Vendas Diretas no Combate às Pirâmides”

De acordo com a CVM, o número de denúncias de esquemas financeiros fraudulentos, conhecidos como “Pirâmides”, cresceu cerca de dez vezes entre 2014 e 2019. Todo dia, surgem notícias de empresas acusadas de praticar esse tipo de golpe e, para se defenderem, muitas dessas companhias dizem praticar o conhecido e tradicional modelo de negócio de Marketing Multinível.

É nesse momento que aparecem as dúvidas:

Marketing multinível é pirâmide financeira? Afinal, o que realmente é uma pirâmide financeira?

Em primeiro lugar, uma coisa precisa estar bem clara: o marketing multinível tem nada a ver com pirâmides!

No marketing multinível, o empreendedor de vendas diretas pode ganhar dinheiro tanto com a revenda de produtos de qualidade, fornecidos por marcas consolidadas e respeitadas no mercado, quanto com a formação de uma equipe de vendas. Contudo, a principal fonte de renda ainda é a comercialização das mercadorias.

Dentro do marketing multinível e das vendas diretas, como um todo, existem muitas histórias de sucesso e empreendedores que conquistaram independência financeira, sonhos e se realizaram profissionalmente, além de empresas que há décadas trabalham dentro desse modelo.

Já em uma pirâmide financeira, o tempo de vida das “empresas” é pequeno, em grande parte dos casos há promessas de lucro irreais e, a característica principal: não existe produto. A remuneração dos integrantes depende totalmente da cooptação de terceiros. Esses terceiros devem pagar uma quantia em dinheiro para entrar e, em seguida, indicar outras pessoas para fazerem o mesmo, de modo que os únicos que realmente lucram são os primeiros a fazerem parte do golpe.

O modelo é insustentável e no momento em que os membros da pirâmide não conseguirem mais fazer com que novas pessoas entrem, esta começa a ruir e muitos perdem todo o investimento que fizeram na empresa. Alguns, inclusive, perdem as economias de uma vida inteira.

“Vendas Diretas no Combate às Pirâmides”

Atenta à explosão de casos envolvendo pirâmides financeiras que se passam por empresas de marketing multinível, a Associação de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) está lançando a campanha “Vendas Diretas no Combate às Pirâmides”.

Durante quatro meses, a Associação disponibilizará, de maneira gratuita, uma série de materiais educativos sobre o assunto. Fique ligado nas redes sociais da ABEVD!