Uma pesquisa global realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU), unidade de pesquisas da The Economist, entre julho e agosto de 2012, revelou que as pequenas e médias empresas em países emergentes estão crescendo e prosperando financeiramente, e reconhecem que o uso eficaz da tecnologia é prioridade para crescer.  No Brasil, 69% das empresas pesquisadas consideram prioridade usar a tecnologia de forma mais eficiente.

Nesse contexto, aliado ao fato do crescimento dos negócios no setor de venda direta no Brasil e do mercado apresentar um grande potencial para alavancar a expansão das médias empresas que contam com planos estratégicos bem definidos e boas expectativas de negócios, a empresa de tecnologia Gera decidiu estender a sua atuação para as empresas de médio porte que atuam na venda direta, sejam startups estruturadas ou empresas já atuantes que necessitem otimizar sua gestão comercial e operacional, utilizando agora um sistema já consagrado pelas grandes empresas do setor, atualmente as únicas usuárias do produto da Gera.
Para viabilizar essa estratégia, a empresa de tecnologia criou três versões da plataforma GeraSGI Editions – Core, Sales e Premium –, cada uma consolidando recursos e funcionalidades voltadas a atender especificidades operacionais das empresas de médio porte na venda direta, o que permitiu também a criação de posicionamentos diferenciados de investimentos adequados a realidade orçamentária delas.
Para acelerar o processo de aproximação e atendimento especializado neste nicho de médias empresas, a Gera firmou uma parceria com a DirectBiz Consultants, consultoria especializada no desenvolvimento de negócios em todos os modelos de venda direta, com mais de 150 clientes atendidos em dezesseis anos de atuação. “Com essa parceria, a partir de agora, a DirectBiz é nossa integradora para a implantação da nova plataforma GeraSGI nos clientes deste porte”, diz Alencar de Carvalho Jr., diretor comercial e de produtos da Gera. “Com essa estratégia, como nossa expertise está em atender os grandes players do mercado de venda direta, pretendemos agilizar a implantação do novo sistema e o atendimento de novos clientes neste segmento que está em franca expansão”, complementa.
A DirectBiz participou da especificação técnica das novas edições dessa plataforma de gestão e assimilou o conhecimento necessário para assumir também as atividades de pré-vendas e o atendimento pós-venda ou suporte funcional. “Como a maioria das necessidades durante a implantação estão relacionadas sobre as dúvidas de modelos de negócio, regras comerciais e promocionais, que são nossas expertises na consultoria, seremos responsáveis pelo atendimento e treinamento nos clientes”, explica Marcelo Alves, diretor de marketing e tecnologias da DirectBiz, responsável pela implantação das edições do GeraSGI. O esforço conjunto de desenvolvimento das novas edições do GeraSGI reflete a maturidade atingida pela plataforma, resultado do conhecimento da Gera em relação à realidade operacional das grandes empresas que a adotaram até hoje, viabilizando incorporar configurações standard ao produto.
O GeraSGI consolida recursos de cadastro de estrutura comercial, produtos, parametrização de regras promocionais e financeiras, como gestão dos processos de crédito e cobrança, permitindo ainda a administração de todo o processo logístico que contempla a separação e despacho dos produtos. Contudo, o grande diferencial desta solução, o que a torna mais eficiente que um software de ERP, que combina funcionalidades de CRM, e-commerce e Business Intelligence, são os recursos flexíveis focados na gestão de aspectos básicos da venda direta, como a configuração e monitoração de indicadores-chave de canal, das vendas e do plano de carreira e remuneração para equipes multinível ou mononível, recursos ausentes nas ferramentas padrão disponíveis no mercado.
 “A redução do tempo de implantação das novas edições da plataforma e da alocação de pessoal para viabilizá-las possibilitou minimizar os custos e torná-las bastante acessíveis para as empresas de médio porte ou startups estruturadas”, destaca Carvalho Jr.
Nota: empreendedores, empresários e empresas interessados em conhecer mais detalhes sobre as novas edições do GeraSGI para na venda direta podem solicitar contato e apresentação pessoal para a DirectBiz pelo (11) 5185-2820 ou e-mail [email protected]