O projeto visa gerar emprego e oportunidades em comunidades vulneráveis

A Natura, multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal, anunciou parceria com a Latcom, empresa especializada em mídia OOH (Out of Home), e a fundação “Gestionar Esperanzas” (Gerir Esperanças, em tradução livre) em um programa de economia circular. A fundação atua ativamente no cuidado do meio ambiente, na inclusão social e no desenvolvimento humano e comunitário de crianças e famílias em situações vulneráveis.

As duas empresas, Natura e Latcom, se juntaram ao programa “Una Vuelta +” (Uma volta mais em tradução livre), que visa gerar oportunidades de trabalho em comunidades vulneráveis da América Latina. A ideia utiliza como base a reciclagem de materiais usados nas campanhas publicitarias para geração de empregos.

No caso da Natura, a iniciativa se alinha com um dos propósitos da marca “Mais beleza, menos resíduos”, com a empresa doando o material de suas campanhas e comprando de volta quando o material já tiver sido transformado em novos produtos, como bolsas, mochilas e necessaires.

“Na natura, estamos sempre buscando formas inovadoras de gerar impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente. Graças ao programa ‘Una Vuelta +’, conseguimos fechar o ciclo de nossos materiais publicitários, reduzindo nossos resíduos e gerando empregos para mulheres peruanas”, destacou Alexandra Oliva, gerente de reputação e comunicação corporativa da Natura & Co.

Por sua vez, Karina Vázquez, CCO para a América Latina e Estados Unidos da Latcom, ressaltou que este processo é uma transformação das sobras da campanha em oportunidades de ajuda social. “De forma concreta nós geramos valor com impacto social e ambiental, reutilizando materiais para criar produtos de qualidade e gerar empregos genuínos em grupos de mulheres que vivem em comunidades de vulnerabilidade social”, comentou Karina.

A executiva ainda destaca que este processo permitiu a empresa obter lindos produtos utilizados para motivar e mobilizar a própria rede para seguir com os mesmos objetivos de sustentabilidade e responsabilidade similares aos propósitos da marca.