Dando sequência às ações para promover diversidade, equidade e inclusão nos seus times, o grupo Natura &Co – formado por Natura, Avon e The Body Shop – criou o Programa Avante com o intuito de acelerar a carreira dos colaboradores que se autodeclaram pretos ou pardos. A proposta é aumentar a presença de pessoas negras em posições gerenciais da equipe no Brasil, valorizando e estimulando a potência desses profissionais de forma cuidadosa, assertiva e responsável.

O grupo Natura &Co que valoriza a diversidade como fonte de riqueza, tem como ambição que seus times reflitam a a composição das sociedades em que opera, e para tanto estabeleceu entre as metas urgentes do seu Compromisso com a Vida fazer com que pelo menos 30% de pessoas de grupos subrepresentados (pessoas pardas ou pretas, PcDs, comunidade LGBTQIA+) ocupem cargos de liderança até 2030.

Para Milena Buosi, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão de Natura &Co América Latina, essa é uma forma de impulsionar o desenvolvimento integral e equitativo dos colaboradores. “Nossos negócios devem ajudar a transformar a sociedade, tornando-a mais justa, próspera e com oportunidades para todos. Programas como esse buscam enfrentar as desigualdades ao mesmo tempo em que investem na promoção de uma liderança cada vez mais diversa, que valorize diferentes contribuições, pontos de vista e características das pessoas. Dessa forma, promovemos um processo de tomada de decisão cada vez mais pautada na pluralidade”, explica.

Programa Avante

Criado para endereçar os desafios adicionais de desenvolvimento de carreira enfrentados pelas pessoas negras ao mesmo tempo que valoriza as trajetórias individuais como alavancas desse processo, o Avante está dirigido aos colaboradores que fazem parte das quatro empresas do grupo Natura &Co, e tem entre os pré-requisitos de participação residir no Brasil, se autodeclararem negros ou pardos, e que, dentro da estrutura da organização estejam a um passo de alcançar uma posição gerencial. A seleção das pessoas é feita com base em fatores que representem as suas aspirações de crescimento, agilidade de aprendizagem e seu histórico de performance. Nesta fase inicial o programa contempla 30 vagas.

Com duração de um ano, o programa oferece jornadas de desenvolvimento individual por meio de mentorias e coaching, e coletivo por meio de workshops e encontros, bem como jornadas de desenvolvimento diretamente com a alta liderança do grupo Natura &Co, além da possibilidade de aprender ou melhorar a fluência em um novo idioma, sendo que todo o processo é customizado.

“Queremos dar suporte aos nossos colaboradores para que desenvolvam de forma acelerada habilidades e competências para ocupar posições de liderança no curto e meio prazo, de forma que esse desenvolvimento se reflita nas avaliações de performance ao longo do processo e se torne em alavanca para esse movimento de posição. É uma jornada em constante evolução na qual cada passo importa, mas sabemos que ainda há um grande desafio pela frente, por isso, para atingirmos nosso objetivo contamos com parceiros como a Singuê que tem nos apoiado na criação de iniciativas que visam acelerar a carreira de pessoas negras no mercado de trabalho”, conclui Milena Buosi.

Para a construção da jornada de desenvolvimento individual e coletiva dos participantes, a Natura &Co conta com a parceria da consultora especializada Singuê, que realizou um diagnóstico corporativo prévio em que contou com a contribuição de lideranças e áreas chave da organização.
Com programas como o Avante, o grupo Natura &Co capitaliza aprendizados da gestão da causa de equidade e inclusão feminina tanto na Avon, como na Natura. Essa jornada permite que a organização desenvolva ações afirmativas estruturadas e orientadas a potencializar ao máximo o desenvolvimento de seus colaboradores.