Iniciativa visa identificar tendências, oportunidades e novos conceitos conectando cosmética, design, moda e tecnologia para desenvolver protótipos inovadores

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A multinacional brasileira de cosméticos Natura inaugura nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, centro de inovação em Nova Iorque. O empreendimento, localizado no bairro do Soho, pretende alimentar o processo de inovação da companhia, contribuir para o desenvolvimento de competências internacionais para o grupo e estabelecer parcerias com centros tecnológicos de excelência mundial presentes nos EUA.

 

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar e multicultural, o Centro de Inovação da Natura em Nova Iorque inicia as atividades com um projeto chamado “Círculos de Amigos”. Trata-se um conjunto de pessoas formado por influenciadores, designers, artistas, músicos, empresários brasileiros e americanos, consultores e acadêmicos que se reunirão para pensarem, sob diferentes ângulos, em uma mesma temática com intuito de enriquecer o processo de desenvolvimento de novos conceitos para a Natura.

 

“Nosso principal objetivo como este centro é ‘provocar’ o processo de inovação, com novas formas de desenvolvimento de conceitos e protótipos. Queremos integrar o processo de internacionalização da marca. Temos a intenção de levar a Natura para o mundo e o mundo para a Natura com ideias, processos e produtos que agreguem ainda mais valor e expressem, de uma maneira nova, nossos conceitos, valores e essência”, afirma Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura.

 

Considerada como uma das dez empresas mais inovadoras do mundo pela revista Forbes, a Natura é favorável à soma do conhecimento em rede e mantém outros projetos para inovar e promover relações de bem estar bem, como o Media Lab no Massachussets Institution of Technology (MIT) e o Centro de Pesquisa em Biologia Cutânea, ambos em Boston, nos EUA.
Desde 2012, a Natura faz parte do consórcio Media Lab do MIT. O Media Lab é um laboratório que faz parte do departamento de pesquisa da Escola de Arquitetura e Urbanismo do Massachussets Institution of Technology. Sob o lema “de antever o impacto de tecnologias emergentes na vida diária”, o Media Lab é um dos centros de referência em inovação, design, ciência e tecnologia do mundo. Designers, engenheiros, artistas e cientistas utilizam disciplinas não tradicionais e trabalham em cerca de 350 projetos como neuroengenharia, cidades do futuro e a forma como as crianças aprendem. A fonte de financiamento do Media Lab do MIT provém de aproximadamente 70 patrocinadores corporativos, entre eles, a Natura.

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A multinacional brasileira também possui interação com o Centro de Pesquisa em Biologia Cutânea do Massachusetts General Hospital, o maior hospital de ensino da Harvard Medical School para colaboração científica . A instituição é mundialmente reconhecida pela liderança na geração de ciência inovadora em pesquisas para o desenvolvimento de novas terapias. Com a ajuda dessa colaboração científica, a Natura pretende acelerar a aquisição do conhecimento científico e levar novos benefícios para o consumidor.

 

Iniciativas de inovação da Natura no Brasil também colaboram para o desenvolvimento de soluções e processos mais eficientes e inéditos. Em Manaus, o Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA) tem como missão inserir a Natura na rede de inovação local, buscando sua ampliação por meio de pesquisas colaborativas em ciência, tecnologia e geração de negócios relacionados ao uso sustentável da sociobiodiversidade. Contratos firmados instituições como a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) permitem desenvolvimento mais acelerado de pesquisas, geração de valor para comunidades indígenas, extrativistas, população ribeirinha e produtores rurais, além do desenvolvimento de novos negócios na região.

 

Outra iniciativa de inovação da Natura é o programa Natura Campus. Lançado em 2006, o Programa é a materialização das Redes de Inovação da empresa com institutos de pesquisa, universidades e empresas para criar oportunidades de colaboração em ciência, tecnologia e inovação..

 

A empresa possui ainda o Cocriando Natura, uma rede de cocriação aberta aos consumidores para projetos que respondam aos desafios de inovação da Natura.

 

“Somos favoráveis à soma do conhecimento em rede. Nossa proposta com essas iniciativas de inovação no Brasil e nos Estados Unidos é fortalecer ainda mais o processo de inovação da Natura e levar às pessoas o que há de mais inovador em conceitos, processos e produtos”, comenta Gerson Pinto.

 

O Centro de Inovação da Natura em Nova Iorque pretende atrair os melhores talentos, entender as últimas tendências, tecnologias, ferramentas e

 

metodologias para criação de protótipos sensoriais de ideias e produtos.  “Por trás deste esforço está o desejo de expressar a essência da Natura de uma maneira nova, contemporânea e em sintonia com os nossos valores. Queremos incentivar novas formas de conexão com todos que nos relacionamos e expandir nosso ecossistema de inovação”, finaliza Gerson Pinto.

 

 

Dados úteis:

 

  • Centro de Inovação da Natura em Nova Iorque:  400 West Broadway, 2nd Floor (Soho) New York – NY (USA) 10012.

 

 

 

 

Sobre a Natura

 

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A empresa conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em 2012, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados entre 2011 e 2012, de 67,2%.

 

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