Prêmio é o mais importante de mudanças climáticas do mundo; Cerimônia acontece durante a COP25

Madri, 11 de dezembro de 2019 – A Natura recebeu o UN Global Climate Action Award em cerimônia realizada nesta terça (10), durante a 25ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri. A iniciativa analisou todo o trabalho realizado pela companhia e a reconheceu como uma empresa protagonista mundial no combate às mudanças climáticas por seu Programa Carbono Neutro. Os vencedores já haviam sido anunciados durante a Climate Week, realizada em Nova York, em setembro deste ano. As 15 iniciativas vencedoras dentre 670 projetos inscritos representam mais de 20 países.

Segundo a ONU, os projetos selecionados representam exemplos práticos, escalonáveis e replicáveis que pessoas, empresas, governos e indústrias estão adotando para combater as mudanças climáticas. O intuito é inspirar novas políticas e ações para forjar um futuro de baixa emissão de carbono, aumentar a ambição do Acordo de Mudança Climática de Paris e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O prêmio reconhece uma jornada que a Natura decidiu trilhar há mais de uma década ao escolher se tornar uma empresa carbono neutro. Esse tipo de reconhecimento tem o poder de inspirar a adoção de ações e de escalar iniciativas orientadas para zerar a emissão de carbono na atmosfera em nível global”, comenta Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura, que está representando a empresa durante a COP25.

Em junho deste ano, o grupo Natura &Co – que reúne as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – firmou um pacto com outras 87 empresas globais para reduzir suas emissões de carbono e evitar que o aquecimento global ultrapasse os 1,5ºC a temperatura do planeta, se comparado à temperatura média da era pré-industrial. A meta final é chegar a uma economia carbono neutro até 2050. A ação faz parte da campanha “Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future”.

Este é o primeiro grande compromisso feito pelo grupo Natura &Co desde que Natura, Aesop e The Body Shop se uniram, formando um grupo movido por propósitos. A Natura é carbono neutro desde 2007. Em 12 anos, a empresa apoiou mais de 30 projetos de compensação com impacto socioambiental, neutralizando a emissão de 3,4 milhões de toneladas de carbono

A COP25 reúne líderes políticos, diplomatas, especialistas e ativistas ligados ao clima para discutir as mudanças climáticas. Nesta edição a COP tem o slogan “Hora da Ação” (Time for Action). Desde 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris, um grande compromisso climático global, as conferências do clima têm se dedicado à discussão de como colocar mais rapidamente ações em prática.

Sobre o Programa Carbono Neutro da Natura
Lançado em 2007, o Programa Carbono Neutro da Natura foi o primeiro compromisso público da empresa para neutralizar suas emissões, além de mitigar seus impactos para as mudanças climáticas. O monitoramento das emissões abrange desde a extração das matérias-primas até a produção, distribuição e descarte dos produtos.

A iniciativa fomenta ações de desenvolvimento sustentável aliado à agenda climática, tais como geração de empregos, capacitação, transferência de tecnologia, fortalecimento de economia local, empoderamento das mulheres, proteção da biodiversidade e recursos hídricos. Para as emissões que ainda não consegue evitar, a Natura contrata projetos de compensação que geram benefícios climáticos por meio de plataforma colaborativa com apoio do Instituto Ekos Brasil e em parceria com Itaú Unibanco, B3 e Lojas Renner.

Hoje, a Natura apoia 38 projetos de neutralização de carbono. Entre eles, há ações de reflorestamento da nascente do rio Xingu e o Carbono Circular, primeira iniciativa de pagamento das compensações dentro da própria cadeia produtiva. Ao todo, já foram compensadas 3,4 milhões de toneladas de carbono e gerados R$ 1,6 bilhões em valores equivalentes à geração de serviços ambientais, sociais ou comunitários.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação BCorp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Fonte: Assessoria de Imprensa Natura