Palavra da Presidente: ABEVD dá um salto em Governança com novas medidas aprovadas

14 de novembro de 2019

As mudanças aprovadas em Assembleia Geral em setembro significaram um salto muito importante e representativo para levar a Abevd a um patamar cada vez mais profissional e elevado. Todas as alterações propostas e aprovadas impactaram de forma bastante positiva na Governança da entidade e resultaram em modernização, maior imparcialidade, representatividade e independência, seguindo as boas práticas do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

A partir de novembro, a Abevd terá um órgão externo responsável pela análise de denúncias contra empresas: o Conselho de Administração dos Códigos de Ética – CACE. O Cace foi formado por três integrantes externos e contratados, com bons conhecimentos na venda direta, em ética e em mediação de conflitos entre empresas.

Além disso, a partir da próxima eleição, em abril de 2020, o conselho diretor da associação passará a ser formado por 7 membros. Assim, o Conselho se torna mais representativo de toda base de associados trazendo maior diversidade ao perfil e às decisões. O mandato se torna de 3 anos e o processo de reeleição dos membros do conselho mudou também, permitindo uma rotatividade e maior alternância entre os membros.

Por último, mas não menos importante as funções da gestão executiva para as do conselho foram separadas e definidas, garantindo que cada vez mais a associação esteja voltada para o bem comum do setor. O Conselho dá a direção e os executivos se encarregam de conduzir a operação e entregar os resultados a seus associados.

Em outros campos, a associação também continua se desenvolvendo para apoiar a venda direta. No campo das pesquisas, estamos trabalhando com uma plataforma de dados que coleta, arquiva e consolida os dados de forma rápida e totalmente confidencial. Aumentamos significativamente o numero de empresas que participam, respondendo às nossas pesquisas mensais. Isso faz com que o relatório de resultados seja excelente ferramenta de comparação e aferição gerencial.

Ao longo do ano, fortalecemos a nossa base de associadas e revimos os critérios de aprovação de novos entrantes. Além disso, trabalhamos para estar mais próximos de nossos associados, ouvindo as demandas e necessidades.

Queremos a participação próxima de todos vocês. Participe dos eventos, a sua opinião, colabore com as pesquisas, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso site e entrevistas à imprensa. Todas essas ações tem o objetivo de promover a imagem da venda direta a todos os públicos e você pode contribuir para isso.

Um abraço,

Adriana Colloca.