O ano de 2020 já chegou com um cenário promissor à frente! A expectativa de melhora na economia, com a possibilidade do PIB mais forte, na casa dos 2%, traz novas oportunidades e fôlego para o varejo e, naturalmente, para o setor de vendas diretas.

Pensando em aproveitar esse momento de retomada de crescimento, a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas irá intensificar os trabalhos na defesa da indústria, fortalecimento da imagem das vendas diretas e na difusão do Código de Ética que rege o segmento.

Em 2019, por exemplo, tivemos uma grande conquista tributária no estado do Mato Grosso. Por meio dos esforços da ABEVD em pautar os interesses do setor junto ao poder público, a Margem de Valor Agregado (MVA) para as vendas diretas, antes fixada em 83,01%, passou para 59,64% para cosméticos e 47,17% para não cosméticos. Nesse novo ano, continuaremos acompanhando todas as mudanças tributárias que impactam o segmento e atuando ainda mais efetivamente junto as autoridades em todo Brasil.

Outra ação para esse ano é a campanha “Vendas Diretas no Combate às Pirâmides”, que tem o objetivo de alertar a força de venda, os investidores e a sociedade como um todo para os esquemas financeiros fraudulentos que se passam por empresas de marketing multinível. A ABEVD preparou uma série de materiais educativos voltados ao esclarecimento de dúvidas sobre Marketing Multinível e as diferenças desse modelo de negócio e uma pirâmide financeira. Os produtos serão divulgados nas redes sociais da Associação e trabalhados junto à imprensa.

O maior evento de vendas diretas na América Latina também já se aproxima: a 3ª edição do Congresso Nacional de Vendas Diretas acontecerá no dia 28 de abril. Queremos vocês todos presentes para mostrarmos a força do nosso setor. Será a oportunidade perfeita para trocar experiências, aprender, se atualizar e fazer networking!

Entre as ações inéditas promovidas pela Associação em 2020, está o “1º Prêmio ABEVD” para as empresas associadas. Com três categorias, a premiação reconhecerá os melhores projetos nas áreas de “Incentivo e Reconhecimento”, “Treinamento e Capacitação” e Inovação. Com isso, pretendemos reconhecer boas práticas, assim como divulgá-las para imprensa e outras empresas. Os vencedores serão anunciados durante o 3º Congresso Nacional de Vendas Diretas.

Para que os nossos associados não percam as novidades da ABEVD e do setor de vendas diretas, informadas em nossos boletins, é importante que as empresas enviem o cadastro atualizado dos profissionais pertencentes às companhias. E, como sabemos que informação é um ativo poderoso, estamos também finalizando a nova pesquisa sobre o mercado de vendas diretas no País.

Começamos 2020 com uma nova e importante parceira filiada: A Getnet, uma das três maiores empresas de pagamentos eletrônicos no Brasil, que quer estar próxima da venda direta.

Que 2020 seja um ano de muito trabalho e conquistas para todos nós e para a venda direta.

Adriana Colloca.