O protagonismo jovem envolve diversas habilidades que podem ser aprimoradas e conquistadas. Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de alunos de escolas públicas que tenham entre 14 e 17 anos, de famílias com renda de até 3 salários mínimos, a primeira jornada do curso Avance está disponível online para todo o Brasil, além de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, com tradução para o espanhol.

O curso é um programa do Instituto FAR, do Grupo Hinode, em parceria com a JA Brasil, organização social na área da educação, e coloca em prática o propósito do FAR de ser um agente de transformação na sociedade, promovendo a educação para o futuro. “Queremos trazer uma reflexão sobre atitudes e conhecimentos, projetos e sonhos, convidando o jovem a colocar em prática os ensinamentos da jornada que irão ajudá-lo a alcançar seus sonhos”, conta Angelo Teixeira, diretor executivo do Instituto.

A jornada 1 do curso trata do que são atitudes empreendedoras, com foco em situar o jovem no mundo contemporâneo, debatendo os desafios da atualidade e os comportamentos e habilidades que precisam desenvolver. Ao longo do primeiro módulo, são trabalhadas ferramentas e atitudes para mudança, aprimorando competências sociocomportamentais como autoconhecimento, tomada de decisão, autorregulação, habilidades de relacionamento, flexibilidade, autoconfiança.

Os alunos também aprendem e desenvolvem ‘soft skills’, termo bastante usado hoje para relacionar habilidades ligadas à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais, como resiliência, proatividade, resolução de conflitos, senso de liderança e comunicação interpessoal. Além disso, também é incentivada a reflexão sobre as ‘hard skills’ necessárias para colocar em prática cada plano profissional, que são as competências aprendidas em sala de aula, aquelas que geralmente são citadas no currículo.

Instituto FAR – Criado em 2015 para compor as ações de responsabilidade social do Grupo Hinode, tem como causa a educação e o propósito de gerar a transformação de vidas. Busca promover conhecimentos e a atitude empreendedora em crianças e jovens, por meio de apoio a iniciativas terceiras e de projetos próprios, gerando oportunidades para milhares de pessoas.