O dono da Polishop falou sobre a lição de empreendedorismo que recebeu de seu pai durante o Latam Retail Show 2022
Como você pavimentaria a estrada para o sucesso? De quais instrumentos lançaria mão? A pergunta de US$ 1 milhão tem muitas respostas, várias delas inspiradoras. Para o empresário João Appolinário, fundador da Polishop — varejista com faturamento de cerca de R$ 1 bilhão —, o segredo não é complicado e foi ensinado pelo pai, que também era empreendedor.
“Não existe empreendedorismo sem liderança, não existe liderança sem conhecimento e não existe conhecimento sem dedicação”, explicou ele, ressaltando as palavras “liderança”, “conhecimento” e “dedicação”. “Empreendedorismo tem a ver com atitude. Liderança é mais do que vocação, é dedicação. Não adianta ter vocação, se não tiver ação”, disse Appolinário durante a palestra “Liderança no Admirável Mundo Novo, de Novo”, no segundo dia do evento Latam Retail Show 2022, nesta quarta-feira (14/9), em São Paulo.
Ao lado do também empresário Mário Gazin, do Grupo Gazin, e do mediador Marcos Gouvêa de Souza, o empreendedor frisou que o aprendizado por tentativa e erro também é parte fundamental do empreendedorismo. “Tive a opção de ser herdeiro da empresa do meu pai, mas resolvi empreender. Errei e acertei. Faz parte do empreendedorismo apanhar”, afirmou.
A dica que ele dá a quem quer começar o próprio negócio é não esperar sair do emprego em que está para dar o pontapé inicial. “Comece onde você está trabalhando hoje. Veja a oportunidade: você pode errar com o dinheiro do patrão”, brincou. “Apreenda lá [na empresa em que trabalha] e depois crie o seu próprio negócio. Não adianta sair do trabalho porque não aguenta mais o patrão, pois em um empreendimento os clientes, os parceiros e os fornecedores serão todos seus chefes”, finalizou.