Os pagamentos via Pix estão disponíveis no Brasil desde novembro de 2020. A nova forma de pagar e receber por meio de dispositivos eletrônicos, em tempo real e até mesmo fora do horário comercial está conquistando os brasileiros.

Neste artigo, vamos detalhar as principais vantagens desta inovação, que promete movimentar a economia brasileira, em conversa com Valter Hass, especialista em Pix, que explicou as principais vantagens dessa nova forma de pagamento.

Vantagens desse tipo de pagamento instantâneo

Os pagamentos instantâneos regulamentados pelo Banco Central do Brasil estão mudando completamente a nossa forma de realizar compras. Isso porque as transações são mais simples, rápidas e baratas.

Veja em detalhes as principais vantagens do Pix:

1. O Pix é rápido
Hoje em dia, quando precisamos fazer uma transferência de um banco para outro, só podemos fazer em dias úteis e em horário comercial, certo?

Pois com o Pix as transferências podem ser feitas 24h, nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana!

Além disso, não é mais necessário aguardar que o valor “caia” na conta no dia útil seguinte. Com o Pix, o valor é debitado e creditado em questão de segundos.

2. O Pix é simples
Hoje, para fazer um DOC ou TED, é preciso ter em mãos os dados da pessoa que vai receber a transferência, como nome completo, CPF e números da agência e conta. Já para “fazer um Pix”, nada disso é necessário.

A tecnologia dele é em QR Code, uma espécie de código de barras que pode ser lido de um dispositivo eletrônico, como o celular. É só apontar o dispositivo para o QR Code para pagar ou fazer uma transferência.

Ou digitando a chave Pix, que um “apelido” que o cada correntista dá à sua conta, que pode ser CPF/CNPJ, telefone, e-mail ou chave aleatória.

3. O Pix é democrático
Esse modelo de pagamento instantâneo não está restrito a bancos, logo, demais instituições de pagamento podem se cadastrar para oferecer o serviço, o que democratiza o mercado financeiro.

“Diferente do modelo chinês, no Brasil, teremos maior livre concorrência, com todos participando da mesma forma”, explica.

Além do mais, para você que é microempreendedor ou autônomo, incluir esse modelo de pagamento como forma de pagamento pode aumentar as vendas, já que quem não tem cartões de crédito poderá fazer compras on-line.

Fonte: GetNet