Sem dúvidas, em tempos tão difíceis, o canal de vendas mais usado atualmente pelos empreendedores, é o WhatsApp, e é o método que mais cresce no Brasil, com cerca de 84,7%.

Os números foram baseados em uma pesquisa feita pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), que constatou que cerca de 60% dos vendedores e revendedores de produtos usam o canal para fazer suas vendas através da internet.

Isto quando nos referimos a vendas à distância, porque se for compras presenciais em loja, ter uma maquininha de cartão continua a ser o método preferencial para esse tipo de cliente.

O método de vendas do WhatsApp

O WhatsApp Business, que hoje vem tomando cada vez mais espaço, principalmente no atual momento em que vivemos, está crescendo, e já passou outros aplicativos quando o assunto é vender.

Quem tem comércio, e está se adaptando a nova realidade de vender pela internet, precisa aprender a usar o aplicativo para fazer negócio, que além de ser mais rápido, é prático e gratuito.

Mas existem algumas dicas para impulsionar ainda mais o seu negócio através da internet, continue lendo.

Crie conteúdos chamativos

A estratégia não deve ser apenas a de fazer propaganda, ofereça conteúdos chamativos para atrair o engajamento dos seus clientes. Um grande exemplo disso, é fazer pequenos resumos que você postaria em um blog, e adaptar ele para o aplicativo.

É válido ressaltar que os produtos oferecidos precisam ter algo em comum com o conteúdo. Esse é o momento de tirar dúvidas e sanar algum problema do seu público. E isso querendo ou não já acarreta em um engajamento, compartilhamento, etc.

Crie estratégias

Crie campanhas, promoções, invista em textos que convençam para que seus clientes se sintam atraídos dentro do processo de vendas.

Para usar a ferramenta, existem vários gatilhos mentais que podem ser usados para atiçar o emocional do seu público, principalmente os mais voltados para a urgência e a escassez.

Aproveite das novas funcionalidades

Usamos o WhatsApp todos os dias, ele pode ser um excelente instrumento de trabalho, tanto para vender, quanto na pós venda. Treine sua equipe para estar apostos a fazer um excelente atendimento, manter a conversa, tirar dúvidas, resolver qualquer problema que venha a acontecer. Isso é fundamental para fidelizar o cliente.

Além disso, ter uma comunicação personalizada também faz toda diferença, desde que ela seja objetiva e clara.

Além de mensagens mais comuns e tradicionais, o WhatsApp Business também oferece outros recursos como publicações de 24 horas, tempo limitado para visualização, e por isso, é preciso publicar coisas que chamem atenção do seu público, assim fica mais fácil iniciar uma conversa para vendas.

Tenha uma lista de transmissão

Evite os grupos para divulgar seus conteúdos, prefira as listas de transmissão, elas são melhores para anunciar produtos, promoções que chegam.

Os grupos são mais informais e por isso, não são muito profissionais, acabam sendo invasivos demais para o consumidor, principalmente se o número de pessoas que estiver nele for enorme.

O cliente precisa identificar a empresa com quem está falando, por isso, invista em uma boa identidade visual, use sempre a logo da loja, ou da empresa.

Isso passa mais credibilidade e a negociação fica melhor conforme os negócios vão sendo feitos.

Fonte: Planeta Folha